Planalto Beirão avança com recolha seletiva de biorresíduos alimentares porta-a-porta
Publicidade

Serviço inovador arrancou em Viseu e será alargado aos 19 municípios da região do Planalto Beirão, que inclui Seia, Gouveia, Nelas e Oliveira do Hospital.

A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) lançou oficialmente, esta segunda-feira, o novo serviço público de recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos alimentares, com o objetivo de valorizar os resíduos orgânicos e reforçar a sustentabilidade ambiental nos 19 municípios que integram a associação.

Sob o mote “Sou resto, mas ainda presto!”, o serviço teve início com a entrega dos primeiros contentores na cantina da Escola Secundária Emídio Navarro, em Viseu. A primeira fase da operação abrange produtores de resíduos urbanos não domésticos, como restaurantes, cafés, cantinas escolares e instituições sociais.

Nos próximos dias, serão também entregues cerca de 260 contentores a utilizadores domésticos nas zonas residenciais de Orgens e Gumirães, marcando o arranque de um modelo de recolha que se destaca pela eficácia e comodidade para os utilizadores.

“Este é um serviço estruturante para a região, que visa assegurar a correta separação dos resíduos orgânicos e a sua transformação em composto, que será devolvido ao solo como fonte de nutrientes”, destaca a AMRPB.

A recolha porta-a-porta terá frequência trissemanal para os produtores não-domésticos, dada a elevada produção de resíduos alimentares, e bissemanal para os utilizadores domésticos. No total, o serviço prevê realizar mais de 227 mil recolhas por ano, com uma estimativa de recolha superior a 2.800 toneladas de biorresíduos anuais.

Com esta iniciativa, a AMRPB dá um passo firme na concretização de uma economia circular regional, apostando na transformação de resíduos como restos de comida, cascas de fruta, legumes, pão ou borras de café em composto orgânico, que representam cerca de 40 por cento do lixo doméstico.

Fase seguinte inclui visitas técnicas e sensibilização

A implementação do serviço prossegue com uma fase de visitas técnicas aos utilizadores abrangidos, onde equipas especializadas prestarão esclarecimentos sobre o processo de separação e acondicionamento dos resíduos, assegurando o correto funcionamento do sistema e entregando os respetivos contentores.

A medida insere-se numa estratégia ambiental mais ampla da AMRPB, que pretende alargar o serviço progressivamente a todos os concelhos associados, promovendo práticas sustentáveis e de valorização de resíduos orgânicos em toda a região.

A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão é composta por 19 municípios, 14 do distrito de Viseu (Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela), três do distrito da Guarda (Aguiar da Beira, Gouveia e Seia) e dois do distrito de Coimbra (Oliveira do Hospital e Tábua).

Com este novo serviço de recolha de biorresíduos, o Planalto Beirão reforça o seu papel como referência nacional na gestão sustentável de resíduos, promovendo um modelo ambientalmente responsável e adaptado às necessidades da população.

📸 Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão

Partilhe este artigo...