Centro Paroquial de Seia lança concurso público para nova Estrutura Residencial para Idosos
Projeto de ampliação e requalificação da Casa de S. José prevê investimento superior a 3,5 milhões de euros.
O Centro Paroquial de Seia lançou oficialmente o concurso público para a alteração e ampliação do edifício da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), a instalar na atual Casa de S. José. A obra, publicada em Diário da República, tem um preço base de 3.534.583 euros (sem IVA) e um prazo de execução contratual de 730 dias.
O novo projeto da ERPI irá dotar o concelho de uma valência com capacidade para 70 utentes, dos quais 60 em regime de residência permanente e 10 em apartamentos assistidos. A intervenção, profundamente estruturante, integra a reorganização funcional das valências da instituição, contemplando tanto a requalificação de edifícios existentes, como a construção de um novo bloco.
Uma obra pensada para o futuro
O plano arquitetónico visa interligar todos os edifícios e serviços comuns (como cozinha, lavandaria ou direção), garantindo funcionalidade e conforto, ao mesmo tempo que preserva a autonomia de cada valência. A execução da empreitada será realizada em três fases distintas, permitindo minimizar os impactos na atividade diária da instituição, especialmente junto dos idosos e das crianças que frequentam os serviços do Centro Paroquial.
As empresas interessadas em concorrer à execução da obra têm até 1 de novembro para a apresentação de propostas, conforme estipulado no anúncio publicado em Diário da República.
Esta nova etapa no desenvolvimento da instituição surge após a inauguração, em agosto passado, das novas infraestruturas da Creche e Pré-Escolar, um projeto avaliado em 2,1 milhões de euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de 1,2 milhões de euros. Estas instalações têm uma capacidade para acolher 213 crianças e destacam-se por características inovadoras, como um parque infantil inspirado nas “cozinhas de lama” e “parques de floresta”, além de práticas pedagógicas modernas e um projeto educativo comum a crianças e idosos.
