Antiga Escola Primária do Crestelo, em Seia, recebe Laboratório de Inovação Tecnológica
Publicidade

O Município de Seia assinou, esta semana, um protocolo de colaboração com a Inova-Ria – Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro, que tem por base a sensibilização e desenvolvimento tecnológico deste território.

O protocolo foi rubricado no decorrer da apresentação do Laboratório de Inovação Tecnológica de Seia – o BUG, espaço que está a ser desenvolvido pelo Município de Seia no contexto dos domínios das TICE – Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, instalado na antiga escola primária do Crestelo, em Seia.

O BUG pretende ser um laboratório de experimentação, onde é possível desenvolver soluções e por em prática ideias no contexto das TICE.

O protocolo agora celebrado com a Inova-Ria, uma associação de empresas sem fins lucrativos, “visa estreitar as relações de cooperação e intercâmbio” com o Município, numa congregação de esforços no desenvolvimento de ações de colaboração focadas em atividades nos domínios das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica.

As ações de colaboração a desenvolver, e que se encontram descritas no documento aprovado na reunião de Câmara de 15 de dezembro, vão incidir sobre as atividades de sensibilização e de promoção da literacia tecnológica; de promoção das novas tecnologias e da educação como aposta nas novas competências nos alunos dos diferentes níveis de ensino.

Pretende ainda colaborar na organização de eventos conjuntos e participar em eventos promovidos por ambas as entidades, desenvolver parcerias, projetos de investigação de âmbito nacional e internacional.

Para Carlos Alves, vogal da direção Inova-Ria, o espaço em Seia “oferece as bases para desenvolver ideias e alavancar projetos tecnológicos, constituindo-se como uma mais-valia para o concelho”, esperando ver frutos a médio/longo prazo.

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, espera que o BUG “seja um motor de desenvolvimento do concelho” e que, através da tecnologia, “dê capacidade de materialização aos empresários e aos jovens para desenvolverem e testarem as suas ideias, colocando Seia na linha da frente”. Referiu ainda a importância de se estabelecerem parcerias com entidades com konow how, que nesta fase, além da Inova-Ria, também engloba a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.

📸 Município de Seia

Partilhe este artigo...