Oliveira do Hospital recebe Jogos de Inverno ANDDI de promoção da inclusão e integração social
Publicidade

Cerca de meio milhar de atletas de oito modalidades participam nos dias 26 e 27 de janeiro nos Jogos de Inverno ANDII, de promoção da inclusão e integração social de pessoas e grupos sociais através da prática desportiva.

O evento organizado pela Associação Anddi Portugal decorre este ano em parceria com o Município de Oliveira do Hospital e a ARCIAL – Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, tem o apoio de clubes e entidades locais e como embaixador o Embaixador de Portugal na Finlândia, Francisco Vaz Patto, natural de Oliveira do Hospital.

Nos dias 26 e 27 de janeiro, meio milhar de atletas de modalidades como Basket 3×3, Boccia Di, Caminhada, Futsal, ParaHóquei, Polybat, Remo Indoor e Ténis de Mesa representam nestes jogos de inverno 40 instituições de todo o país.

Na apresentação do evento, o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, destacou que a realização dos 5.º Jogos de Inverno ANDDI em Oliveira do Hospital, “reforça a política desportiva municipal de promover o desporto para todos”.

Para Oliveira do Hospital, reconhecido Município Amigo do Desporto, “é motivo de grande orgulho poder contribuir para fomentar a inclusão e a solidariedade, através da prática deste evento multidesportivo” de caráter nacional.

José Francisco Rolo destacou ainda a importância da realização dos ANDDI numa localidade como Oliveira do Hospital, “sendo um evento que percorre o país e uma parte do país que fica, muitas vezes, afastada dos grandes eventos”.

A terminar, o presidente do Município de Oliveira do Hospital evidenciou ainda as instituições, neste caso a ARCIAL, “que se mobilizam para promover a inclusão através do desporto”.

Para o presidente da ARCIAL, Artur Abreu, este evento “é pensado, organizado e destinado a cidadãos que necessitam permanentemente de desenvolver esforços suplementares” para conseguirem ter presença na sociedade.

Artur Abreu reforçou, com isto, o ADN da associação, que recorre ao desporto e à prática desportiva como “um veículo de eleição para a inclusão destes jovens”, como também para o bem-estar e o convívio.

Os Jogos de Inverno da ANDDI são para o presidente da ANDII Portugal, José Costa, “a menina dos olhos”, lembrando um caminho que começou em 2018 e que, até chegar a Oliveira do Hospital, já teve palco em localidades como Bragança, Guarda, Castro Daire e Tondela.

O ‘namoro’ para a realização dos Jogos de Oliveira do Hospital “começou em 2022, numa reunião em São Romão”, relembrou José Costa, para destacar o lado pessoal imposto a estas dinâmicas, “que proporcionam sempre que se criem amizades”.

Prova disso mesmo, anunciou o dirigente, “está já combinado um treino da seleção ANDDI de basquetebol que vai disputar o Europeu 3×3 na Polónia, em São Paio”, com a equipa do Sampaense Basket.

“Estamos entusiasmados com esta edição dos Jogos e com a realização da caminhada solidária. Estamos confiantes de que vamos cumprir o principal objetivo que temos, que é promover a inclusão e a integração social de pessoas e grupos por meio da prática desportiva para todos, sublinhou José Costa.

O programa dos 5.º Jogos de Inverno ANDDI arranca na sexta-feira, dia 26 de janeiro, às 10:00h, com o Torneio de Inverno Polybat e Remo Indoor no Pavilhão da Escola Secundária de Oliveira do Hospital.

Pelas 18:00h decorre o momento institucional do evento, com a Cerimónia de Boas Vindas, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.

No sábado, dia 27, os Jogos de Inverno arrancam às 09:30h, com Basquetebol no Pavilhão Serafim Marques, em São Paio de Gramaços. Ao longo da manhã é disputado Campeonato de Portugal Feminino 3×3, a 7.ª Taça Nacional Síndrome de Down 3×3 e o Torneio Nacional 3×3.

O programa deste dia contempla Boccia DI no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, Futsal no Pavilhão Desportivo da Cordinha e Ténis de Mesa, no Pavilhão da Escola Secundária de Oliveira do Hospital.

O sábado integra ainda na programação uma caminhada aberta à participação de toda a comunidade, com início às 10:30h, na ARCIAL. A participação nesta iniciativa tem um custo solidário de três euros.

Partilhe este artigo...