Governo quer dotar freguesias com espaços do cidadão
Publicidade

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, que hoje marcou presença na inauguração da Rota do rio Seia, anunciou que o governo quer criar mais espaços do cidadão nas juntas de freguesia.

A aposta é que todas as autarquias do país sejam detentoras de um espaço onde os fregueses “possam renovar o cartão de cidadão, a carta de condução, tirar o registo criminal ou marcar uma consulta no centro de saúde. Ou seja, transformar as juntas de freguesia em verdadeiros postos de atendimento aos fregueses”, adiantou o secretário de Estado na sua intervenção na sala de sessões da Câmara Municipal, onde se deslocou para se inteirar da realização de um conjunto de obras apoiadas pelo Fundo de Emergência Municipal (FEM).

Outro dos anúncios do governante em Seia é a abertura no PRR 2030 de avisos específicos para as juntas de freguesia, que vão ser dotadas de verbas para a beneficiação de equipamentos. O secretário de Estado deu como exemplos um ringue desportivo, que pode candidatar-se a uma cobertura, uma sala da antiga escola primária, que pode ser transformada em biblioteca ou num centro de convívio para idosos.

A Secretaria de Estado vai ainda disponibilizar um contrato-programa, no montante de cinco milhões de euros, para beneficiar edifícios sedes das freguesias e de edifícios dos paços do concelho, adiantou Carlos Miguel.

Sobre as obras apoiadas pelo FEM, Luciano Ribeiro adiantou que o Município de Seia investiu cerca de 3,264 milhões de euros, a que correspondeu uma comparticipação financeira de 1,8 milhões de euros. A verba destinou-se à recuperação de infraestruturas e equipamentos municipais danificados nos incêndios de outubro de 2017, depressões Elsa e Fabien (dezembro de 2019), incêndios florestais de 2022 e cheias e inundações em dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

Partilhe este artigo...