Paraquedistas da Estrela honram militar falecido e prestam homenagem à povoação de Alvoco da Serra

Os Paraquedistas da Estrela estão hoje em Alvoco da Serra para agradecer à povoação o “valioso contributo” prestado em 1983 aquando da perda de um camarada no decorrer de um exercício militar.
O Alferes Artur Manuel de Matos Santos, de 21 anos, faleceu quando frequentava o curso de Instrutor de Montanhismo na Serra da Estrela.
O militar sucumbiu “à severidade da nossa Serra” e os colegas que o acompanhavam no decorrer do Exercício “tiveram que tomar uma difícil decisão, balisar o corpo para que mais tarde o pudessem ir buscar, tal era a tempestade de neve e nevoeiro”.
O corpo do Alferes só foi encontrado duas semanas depois “com muita ajuda da Povoação de Alvoco da Serra”.
Em sinal de reconhecimento, os Paraquedistas da Estrela vieram a Alvoco da Serra honrar a memória do Alferes Artur Manuel de Matos Santos e colocar uma “Pedra de Agradecimento” à povoação.
A cerimónia contou com a presença do 2° BIPARA, que está em aprontamento para a República Centro Africana, de dez militares do curso 114, o mesmo do Alferes então falecido, do Comando do BOTP2/AMSJ/RI10 e Capelão, e a leitura de um texto de agradecimento, subscrito pela mãe do militar.
Vídeo da cerimónia em Facebook
#paraquedistasdaestrela #alvocodaserra #aldeiasdemontanha #seia #serradaestrela