Sabores da Montanha em Folgosinho com Montaria ao Javali
A Festa dos Sabores de Montanha realiza-se entre os dias 1 e 3 de novembro, na aldeia de Folgosinho e insere-se no plano de animação da Rede de Aldeias de Montanha.
Durante três dias, Folgosinho será palco desta grande festa de outono que pretende celebrar esta estação com experiências genuínas e autenticas deste território da Serra da Estrela.
A Festa dos Sabores de Montanha constitui um certame de valorização dos produtos endógenos desta região e característicos do outono como a castanha e outros frutos secos, o pão de centeio, o mel e as compotas, a doçaria tradicional, os cogumelos, a caça e os enchidos, assim como outras atividades económicas tradicionais e artesanais desta aldeia de montanha.
Para além das várias atividades que constituem a programação do evento, destaca-se, este ano, a realização de uma Montaria Mata-Pendura ao Javali, que decorrerá dia 2 de novembro.
A XIV Montaria da Serra da Estrela é organizada pelo Clube de Caça e Pesca de Folgosinho e requer inscrição obrigatória. Direcionada a caçadores licenciados, os interessados em participar nesta iniciativa deverão inscrever-se, até ao dia 30 de outubro, através de formulário online, por correio eletrónico (turismo@cm-gouveia.pt), presencialmente no Posto de Turismo de Gouveia ou através dos contatos 238 083 930 e 962 033 099.
O valor dos bilhetes, que podem ser adquiridos online, é de 50 euros para residentes no concelho de Gouveia, 80 euros para residentes no restante território nacional e de 40 euros para acompanhantes.
Esta atividade cinegética tem como principal objetivo, além do convívio entre caçadores, “proceder à correção da densidade populacional da espécie, de modo a acautelar a saúde pública e evitar os avultados estragos provocados pelos javalis no setor agrícola”, refere uma nota da Câmara de Gouveia.
“Dado tratar-se de um ato venatório, com recurso a um elevado número de armas de fogo e matilhas de cães, recomenda-se que seja evitada toda a atividade agroflorestal, bem como a circulação de pessoas e animais domésticos, incluindo o apascentamento de rebanhos no interior da mancha”, é referido.
Saída de Campo “A Biodiversidade da Montanha”
Em simultâneo, no espaço da Festa dos Sabores de Montanha, está agendado o ponto de encontro para os participantes na Saída de Campo “A Biodiversidade de Montanha”, uma atividade que conta com a colaboração do Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) e da Estrela Serenity e que, exige, igualmente, inscrição prévia por parte dos interessados.
Os participantes nesta atividade terão oportunidade de conhecer melhor a biodiversidade que povoa esta região, descobrindo, observando e identificando a riqueza e diversidade de espécies de outono.
Trail e Caminhada
O terceiro e último dia da Festa dos Sabores de Montanha tem início pelas 08:30h, hora a que está marcada a concentração para os participantes do Trail e da Caminhada Sabores de Montanha, promovidas pelos Galhardos Runners.
Estas atividades permitirão aos participantes percorrer trilhos e caminhos da freguesia de Folgosinho, disfrutando de uma experiencia única de contacto com a natureza no seu estado mais puro.
O valor da inscrição é de quatro euros e deverão ser formalizadas até ao dia 30 de outubro.
A Festa dos Sabores de Montanha é uma organização da Junta de Freguesia de Folgosinho, que conta com a parceria do município de Gouveia e da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), além das coletividades e associações da freguesia.
Durante os três dias estão previstas várias atividades ligadas à gastronomia, como a realização de um magusto comunitário, cozinha ao vivo, concurso de doces à base de castanha e oficinas gastronómicas.
As ruas de Folgosinho serão decoradas a preceito, com os motivos da época e com objetos tradicionais e identitários da região, criando-se o cenário perfeito para receber todos quantos queiram visitar esta Festa dos Sabores de Montanha.
