Nelas investe 3,3 milhões para reutilizar águas residuais
Publicidade

O Município de Nelas avançou com uma nova candidatura para a reutilização das águas residuais tratadas na ETAR de Nelas III. O investimento total é de 3,337 milhões de euros, com taxa máxima de cofinanciamento FEDER de 85 por cento.

O Projeto APR – Água para Reutilização, está assim perto de ser uma realidade no concelho, com a submissão da nova candidatura ao Programa Regional do Centro 2030.

Segundo a autarquia de Nelas, a anterior candidatura aprovada pelo POSEUR “não acompanhava a dotação financeira necessária para execução da obra, apesar das inúmeras tentativas para resolução do problema com os diversos intervenientes”. A obra iria apresentar um encargo de 2,108 milhões de euros para o Município e um apoio de cerca de 1,228 milhões por parte dos fundos europeus.

Depois de várias reuniões de trabalho com o Ministério da Coesão Territorial e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, resultou na publicação de um aviso convite dirigido especificamente ao Municipio de Nelas, cujo esforço financeiro será de cerca de um milhão de euros.

O Município de Nelas promete ser “um exemplo” no tratamento de águas residuais, prevendo tratar mais de 640 mil metros cúbicos de água residual por ano. O projeto prevê ainda gerar uma poupança superior a 100 mil euros por ano na compra de água tratada para abastecimento de consumo doméstico.

Em comunicado, a autarquia refere que água residual da ETAR Nelas III “será tratada de forma controlada e adequada, em perfeitas condições de ser novamente usada” para fins industriais, rega em espaços públicos, proteção civil, assim como estender esta utilização à economia local, em particular na agricultura, nomeadamente na fileira da vinha e do vinho e na pastorícia.

O projeto, para além de ser “uma boa prática de gestão da água”, vem de encontro à implementação de uma medida de adaptação às alterações climáticas “para fazer face ao aumento da frequência e intensidade de períodos de secas e de escassez de água, permitindo aumentar a resiliência dos sistemas”, refere a autarquia.

A decorrer até janeiro de 2025, o Município de Nelas já instruiu a candidatura que prevê a reutilização de águas residuais tratadas através da execução de uma APR localizada na saída de efluente tratado da ETAR de Nelas III, composta por uma estação de tratamento de água, duas condutas elevatórias e dois pontos de entrega, “possibilitando uma gestão integrada de recursos hídricos no concelho de Nelas”.

📸 Município de Nelas

Partilhe este artigo...