Nelas investe 3,5 milhões de euros na requalificação de unidades de saúde
Publicidade

As obras de requalificação das unidades de saúde familiar (USF) de Nelas e Canas de Senhorim vão arrancar brevemente, num investimento de cerca de 3,5 milhões de euros, anunciou a Câmara de Nelas.

A autarquia revelou que o concurso para as empreitadas já está concluído e que falta apenas a assinatura da consignação com a empresa vencedora (Homequick, de Viseu), que “apresentou as melhores condições no concurso de empreitada”. A entrega da obra será feita neste mês de setembro.

A requalificação das USF de Canas de Senhorim e de Nelas são financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que comparticipou uma verba de 2,810 milhões de euros. O Centro de Saúde de Nelas recebe a maior fatia com 2,122 milhões de euros e a USF de Canas de Senhorim com cerca de 688 mil euros.

“O executivo sempre encarou o processo de transferência de competências da Saúde como uma oportunidade soberana para resolver muitos dos problemas nesta área muito sensível e decisiva para o Concelho, transversais também a todo o país”, salienta o Município.

O auto de transferência de competências foi assinado pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e pelo presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, em 17 de maio de 2024.

O resultado das diversas reuniões tidas com o Ministério da Saúde resultaram, desde logo, na requalificação dos edifícios, mas também outro conjunto de valências e serviços como retomar o funcionamento e assegurar a continuidade das extensões de saúde de Carvalhal Redondo e Santar, “serviços assegurados pelos médicos da atual USF Coração da Beira, Canas de Senhorim, numa base semanal”, assim como o alargamento dos horários.

Também ficou acordada a passagem ao modelo B das duas USF, “modelo mais vantajoso do ponto financeiro para os profissionais de saúde e com mais e melhor serviço e atendimento às populações” e assegurar o funcionamento pleno dos recursos humanos com corpo médico, enfermeiro e técnico.

Nas negociações também ficou estabelecido que o Município receberá futuramente três viaturas elétricas para a prestação de cuidados de saúde, um reforço de 200 mil euros para investimento na eficiência energética no Centro de Saúde e o funcionamento, até ao final de 2024, em período experimental, do serviço Balcão SNS 24 em Vilar Seco e Senhorim, com posterior alargamento às demais freguesias do concelho não servidas por unidades de saúde, como Aguieira, Lapa do Lobo e Moreira. A entrega da Unidade Móvel de Saúde ainda vai ser objeto de negociação.

A Câmara de Nelas refere que o Estado incluiu também nos investimentos PRR a compra de equipamentos médicos, poder prestar um melhor serviço na identificação e prevenção de doenças respiratórias e na área da cardiologia, após a contratação de técnicos de cardio-pneumologia.

Partilhe este artigo...