‘Canto das Sementes’ em estreia na Casa da Cultura de Seia
Publicidade

A Casa Municipal da Cultura de Seia vai ser palco este sábado, pelas 17:00h, de um concerto que reúne quatro jovens compositores em formação ou recém-formados pelas quatro instituições de ensino superior com curso de composição em Portugal.

O projeto “O Canto das Sementes” reúne no mesmo palco Mafalda Silva (Universidade de Évora), Tiago Jesus (Escola Superior de Música de Lisboa), João Coimbra (Universidade de Aveiro) e David Teixeira da Silva (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto).

Estes artistas emergentes são orientados pelo compositor Jaime Reis (ESML), que atua, simultaneamente, como compositor e tutor deste projeto, para a criação de um espetáculo único sob uma janela de oportunidade de contacto com o panorama musical internacional.

Para a edição de 2024, o grupo convidado é o ensemble Barcelona Modern, que interpretará as peças com os jovens artistas.

O concerto tem entrada livre.

“O Canto das Sementes” pretende “fomentar o germinar das novas gerações de criadores através de uma plataforma que fomenta a sua projeção fora de portas nacionais, passando a ter o seu repertório nas mãos de um grupo internacional que realiza concertos regulares na Europa central e que procura novas peças para a sua formação instrumental”, refere a organização a cargo do Projeto DME, uma entidade artística dedicada à formação e criação na área da música contemporânea erudita.

O Projeto DME, que tem a sua sede no Conservatório de Música de Seia, vai realizar também uma Residência Artística (de 1 a 8 de agosto), um Curso de Interpretação de Música Contemporânea (5 a 9 de agosto) e vai apresentar-se no Festival “Ocupar a Velga”, em Valezim (6 de agosto), com duas instalações artísticas.

Partilhe este artigo...