Seia vence ‘Duelos de Páscoa’ da Praça da Alegria
Seia venceu, esta quarta-feira, o passatempo ‘Duelos de Páscoa’, da “Praça da Alegria”, da RTP1.
O passatempo tem como objetivo promover as tradições de Páscoa, colocando frente a frente duas localidades com fortes tradições pascais: Seia e Vila Nova de Paiva.

A participação de Seia teve como enfoque a promoção da gastronomia, arte e cultura.
O chef António Batista, do restaurante Abrigo da Montanha, no Sabugueiro, preparou um prato de carre de borrego Serra da Estrela DOP com arroz de miúdos caldoso, boleto e zimbro, tendo recebido a pontuação máxima do júri, o chef Hélio Loureiro.
As madrinhas foram Célia Barbosa e Cristina Rodrigues. A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Seia falou sobre a cultura e património do concelho e a professora da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia – IPG, que conhece bem a gastronomia local, fez o levantamento para a elaboração da Carta Gastronómica da Região.
O Queijo Serra da Estrela DOP e as iguarias da Confraria do Requeijão com Doce de Abóbora e da Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga, também foram apresentadas no programa.
A Amenta das Almas, que todos os sábados da Quaresma percorre várias ruas de diversas localidades do concelho, foi um dos momentos representados pelo Grupo Campainha das Almas de São Romão. O porta-voz do grupo foi Augusto Silva.
O presidente da Câmara de Seia, Luciano Ribeiro, também apelou ao voto a partir da Casa de Santa Isabel, instituição apadrinhada que foi contemplada com o prémio de 750 euros.
