Seia abre ciclo de feiras do Queijo Serra da Estrela
O concelho de Seia abre no fim-de-semana do Carnaval o ciclo de eventos dedicado ao Queijo Serra da Estrela, que se realizam nos meses de fevereiro e março na região.
As tradicionais feiras e festas são realizadas anualmente por várias autarquias da região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela, que abrange os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.
O Mercado Municipal de Seia acolhe durante quatro dias, de 10 a 13 de fevereiro, a 47ª edição da Feira do Queijo Serra da Estrela. A autarquia salientou que “o Carnaval em Seia é celebrado com queijo, uma oportunidade para saborear os melhores sabores regionais e conviver com as tradições e cultura da Serra da Estrela”.
O certame é um convite para saborear os produtos regionais, onde o Queijo Serra da Estrela assume maior protagonismo juntamente com o pão, o vinho do Dão, os enchidos e o mel.
A variedade da mostra de artesanato tradicional e a recriação da Quinta do Pastor, onde se inclui uma horta pedagógica, mostras do Cão Serra da Estrela e da Ovelha Serra da Estrela, são outros fatores de atração.
Com enfoque no setor produtivo do queijo e dos produtos endógenos, a Feira do Queijo Serra da Estrela conta ainda com demonstrações culinárias e tasquinhas, além de muita animação com grupos locais.
No fim-de-semana seguinte, o queijo da Serra da Estrela é protagonista em Celorico da Beira (Guarda) e em Penalva do Castelo (Viseu).
Em Celorico da Beira é promovida a 45ª edição da Feira do Queijo, entre os dias 16 e 18 de fevereiro, indo de encontro à aposta da autarquia em afirmar a iniciativa “como o evento maior do seu cartaz turístico”.
Em Penalva do Castelo realiza-se a Festa do Pastor e do Queijo nos dias 17 e 18 de fevereiro, que também inclui doçaria, fumeiro, maça bravo de Esmolfe, artesanato e vinhos.
No primeiro domingo de março, dia 3, é Penaverde, no concelho de Aguiar da Beira (Guarda), a realizar a Festa do Pastor e do Queijo. O certame realiza-se em Mosteiro e inclui mostra de gado, homenagem aos pastores e queijeiras e animação.
A Tábua de Queijos e Sabores da Beira também se realiza no primeiro fim-de-semana de março no Pavilhão Multiusos de Tábua (Coimbra). O evento “continua a engrandecer o queijo e as suas tradições”, sem deixar de fora o pão, os enchidos, o mel e os vinhos do Dão.
No fim-de-semana seguinte, nos dias 23 e 24, realiza-se a Feira do Queijo em Oliveira do Hospital (Coimbra), considerada pela autarquia como “a maior Festa do Queijo Serra da Estrela de Portugal”.
Por esses dias há também Feira do Queijo em Fornos de Algodres (Guarda), entre 22 a 24, realizada no Pavilhão Gimnodesportivo, uma vez que o Mercado Municipal se encontra em obras de remodelação.
O ciclo encerra com o Mercado do Queijo em Gouveia (Guarda), a realizar nos dias 29 e 30 de março, que reúne pastores, produtores e queijarias de Queijo da Serra da Estrela.
