Bombeiros de Seia angariam fundos para aquisição de veículo de combate a incêndios

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBV) de Seia tem em curso uma campanha de angariação de fundos para aquisição de um veículo ligeiro de combate a incêndios.
A campanha, com o mote “ajude-nos a ajudar”, tem como objetivo a “melhoria contínua, como a valorização necessária das instalações, a renovação e aquisição de novos equipamentos” e ainda a concretização de “ambiciosos projetos”, como a renovação de veículos de socorro nas diversas valências do corpo de bombeiros.
Recorde-se que em Agosto de 2022 uma viatura dos Bombeiros de Seia esteve envolvida num acidente na Estrada Nacional 17, em Lagarinhos, Gouveia, quando se deslocava para a operação de vigilância e rescaldo do grande incêndio da Serra da Estrela, sendo esse veículo acidentado que a Associação quer agora repor.
A direção presidida por Ruben Costa adianta que “é neste quadro, que toda e qualquer generosidade por parte dos sócios e da comunidade em geral, terá um importante impacto na população que servimos”, refere o apelo lançado ontem nas redes sociais.
A corporação refere que os donativos realizados são dedutíveis no IRS, sublinhando que a Autoridade Tributária (AT) concede benefícios fiscais a quem ajuda entidades de Utilidade Pública.
“Os donativos de pessoas particulares ou coletivas às Associações de Bombeiros com estatuto de Utilidade Pública podem ser efetuados ao abrigo da Lei do Mecenato. Esta é também uma forma de participar na melhoria do serviço público prestado pela AHBV Seia”, referem.
A direção explica ainda que para particulares o fisco considera 25% do valor doado, que acresce às restantes deduções (saúde, educação, amortização dos juros da casa, etc.). Para as empresas, os donativos feitos aos Bombeiros são dedutíveis em sede de IRC e são majorados em 30%. “O donativo que efetuar aos Bombeiros Voluntários de Seia será acrescido de 30% e será esse o valor que será considerado para efeitos fiscais”, sublinha.
Os donativos podem ser feitos presencialmente, na sede ou através de transferência multibanco para a conta: PT50 0035 0756 00003397932 69.