Descargas de efluentes obrigam ICNF a suspender Parque de Campismo do Vale do Rossim

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) ordenou a suspensão preventiva da atividade do bar/restaurante e do funcionamento do Parque de Campismo Vale do Rossim Ecoresort, em Gouveia, devido a descargas de efluentes, informou hoje aquele organismo.
Segundo o ICNF, está em causa a preservação dos valores naturais e paisagísticos do Parque Natural da Serra da Estrela.
Em comunicado, o ICNF adiantou que as descargas de efluentes não tratadas no empreendimento, localizado no Vale do Rossim, foram detetadas em 26 de agosto e, em 22 de novembro, foi constatada a continuidade da infração.
A empresa gestora do equipamento foi notificada em 24 de novembro que “deveria encerrar a atividade das respetivas infraestruturas”, mas o ICNF acrescentou que, dois dias depois, numa ação conjunta da Equipa de Vigilantes da Natureza e da GNR de Montanha, verificou-se que o equipamento se mantinha em atividade.
Por a ordem não ter sido cumprida, o ICNF “solicitou intervenção judicial do Ministério Público, de forma a atuar face ao crime de desobediência registado” e “à necessidade de se cumprir a ordem administrativa de encerramento”.
“Esta ação [descargas] coloca em causa valores naturais e paisagísticos de interesse relevante, que apresentam sensibilidade ecológica, e porque impera que seja evitada a continuação da prática, sob pena de a situação se tornar irreversível ou implicar uma maior dificuldade ou impossibilidade de reposição da situação à infração”.
📸 Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.