Por onde anda a marca Serra da Estrela?


Consultora e Formadora em Comunicação Organizacional e Gestão da Qualidade
Português que é português não vai a Espanha para ver neve, vem primeiro à Serra da Estrela. Não retira da sua lista de iguarias um bom vinho a acompanhar com o melhor queijo, que é o da Serra da Estrela. E se gosta de cães de grande porte, compra um cão da Serra da Estrela.
A neve, o queijo e os cães são símbolos de reconhecimento que representam a marca Serra da Estrela. Mas isto é uma parte ínfima da riqueza que a Serra da Estrela tem para oferecer.
Na senda da marca, recuámos a fevereiro de 2020, mais concretamente ao dia 11, data em que entra o pedido oficial da criação da marca Serra da Estrela no INPI.
Quinze dias depois, a mesma fazia parte da agenda mediática dos principais jornais, como “manda o figurino” nestes casos.
A marca foi criada pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, com sede na Guarda, é constituída por 15 municípios: 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão), com o objetivo de promover o património natural, a cultura, os eventos, a gastronomia, a riqueza do território dos 15 municípios.
Para além da pompa e circunstância noticiosa, pouco mais há para dizer sobre a marca. Sabe-se que existe um logotipo com assinatura e slogan que, a julgar pela pegada no espaço cibernético, jaz numa gaveta da CIM-BSE, juntamente com o plano de comunicação.
Note-se que existe um site, https://www.visiteserradaestrela.pt, mas por ser inseguro, é bloqueado pelo Google.
A criação de uma marca é o primeiro passo de um processo complexo. Para que a marca seja conhecida e apreciada tem de ser gerida com vista à construção da notoriedade.
Faz parte da gestão da marca o plano de comunicação, cujo objetivo é informar, persuadir e lembrar os consumidores, através de vários paços estratégicos.
No caso aqui descrito, as ações de comunicação da marca mal passaram do objetivo “Informar” e apenas sobre o lançamento desta e não existe sequer outro esforço de exposição à marca.
Portanto, enquanto a marca não obtiver a atenção dos consumidores, como um produto gerido pela CIM-BSE para os objetivo propostos, a Serra da Estrela vai continuar a ser conhecida apenas pela neve, pelo queijo e pelos cães.