Pulmão verde de Alvoco da Serra reduzido a cinzas. Fogo mantém 3 frentes ativas
A frente de fogo que vinha da freguesia da Teixeira para Alvoco da Serra dizimou o vasto pinhal desta freguesia do concelho de Seia, reduzindo a cinzas o pulmão verde existente, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.
O incêndio, que há praticamente uma semana teve início no Piódão, continua a lavrar em três frentes ativas no concelho de Seia, obrigando ao confinamentos de várias aldeias no âmbito do programa Aldeias Seguras – Pessoas Seguras.
Segundo a última informação do Posto de Comando Operacional, o fogo mantém três frentes ativas, localizadas em Alvoco da Serra, Outeiro da Vinha e Fontão.
Em confinamento permanecem as povoações de Alvoco da Serra, Barriosa, Cabeça, Casal do Rei, Frádigas, Muro, Outeiro da Vinha, Teixeira de Baixo, Teixeira de Cima, Vasco Esteves de Cima e Vasco Esteves de Baixo.
No terreno encontra-se um dispositivo de 312 operacionais, apoiados por 84 viaturas e quatro máquinas de rasto, que asseguram o perímetro de proteção destas localidades e combatem de forma contínua as chamas.
A circulação rodoviária mantém-se condicionada, estando interditas a EN 230, entre Barriosa e Covilhã, a EN 231, entre as Pedras Lavradas e o cruzamento do Fontão, bem como o caminho municipal que liga Barriosa, Aguincho e Vasco Esteves de Baixo.
O Município de Seia continua a acompanhar de forma permanente a evolução da situação, em estreita articulação com as autoridades competentes, e apela à compreensão e colaboração da população, em particular no cumprimento rigoroso das medidas de segurança em vigor.
