Seia inaugura Centro de Interpretação sobre a República e Afonso Costa dia 25 de março
Publicidade

O Município de Seia vai inaugurar, no próximo dia 25 de março, o Centro de Interpretação da República Afonso Costa (CIRAC), que resulta da reabilitação do edifício da escola primária que tinha como patrono o ilustre político senense.

A cerimónia de inauguração do espaço cultural, dedicado ao estudo e investigação sobre a República e o legado histórico-político do republicano Afonso Costa, vai contar com a presença do Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, anunciou hoje na reunião de Câmara o autarca Luciano Ribeiro.

A reabilitação do edifício, que nasceu da vontade da Câmara Municipal de Seia em prestar a justa homenagem e reconhecendo a importância do legado da vida e obra do cidadão senense Afonso Costa, custou mais de 700 mil euros, tendo obtido apoio comunitário através do Portugal 2020.

O contrato da empreitada foi assinado a 18 de junho de 2019, pelo então autarca Carlos Filipe Camelo. A obra teve início em janeiro de 2020 e tinha um prazo de execução de 365 dias, que foi sucessivamente adiado devido à pandemia da Covid-19.

Depois de terminadas as obras, a abertura do CIRAC, que resulta de uma parceria entre o Município de Seia, a família de Afonso Costa, a Fundação Mário Soares e o colecionador senense Rui Veloso, esteve a ser mobilado, decorado e apetrechado com diverso acervo documental, que vem decorrendo desde março do ano passado.

A reabilitação da antiga escola primária materializa a aposta do Município de Seia na criação de uma estrutura cultural especializada, de referência nacional para o estudo e investigação, arquivo e conservação do património (material/imaterial) áreas de consulta pública e expositiva, atividades científicas e culturais, biblioteca, dinamização de programas educativos e culturais e divulgação dos sistemas políticos com particular enfoque na República Portuguesa e num dos seus principais obreiros, o senense Afonso Augusto da Costa (Seia, 6 de Março de 1871 – Paris, 11 de Maio de 1937).

Recorde-se que em outubro de 2021, a Câmara de Seia assinalou o 111º aniversário da Implantação da República com uma visita simbólica às obras do CIRAC. Na ocasião, Filipe Camelo, que se encontrava no final do terceiro e último mandato de presidente da Câmara, destacou que a concretização do CIRAC “é um ato de elementar justiça ao homem, à obra, e à dignificação do seu legado, sendo de enorme honra ter dado o pontapé de saída a um projeto que orgulhará a cidade e honrará a memória do Dr. Afonso Costa”.

O equipamento tinha previsão de abertura no primeiro semestre de 2022, mas só agora se vai concretizar.

Partilhe este artigo...