Está desvendado o mistério. Estátua Afonso Costa vai ter novo poiso

Apesar de ser proibido circular no interior das rotundas, a Câmara Municipal de Seia vai colocar a estátua de Afonso Costa na rotunda junto ao Tribunal.
Chegou a ser estudada a hipótese de o antigo ministro ficar à entrada da escola primária que vai acolher o Centro Interpretativo da República Afonso Costa (CIRAC). Com as críticas que por aí se foram ouvindo de que se tratava de um espaço fechado, que não iria permitir que o monumento estivesse sempre disponível para visitas, a autarquia recuou e vai colocar a estátua na avenida com o nome do estadista.
Refira-se que na rotunda junto ao Tribunal esteve até ontem à noite o monumento escutista, que foi deslocalizado para a rotunda junto à Repsol, local escolhido pela direção do Agrupamento 116 de Seia.
Afonso Augusto da Costa nasceu em Seia a 6 de Março de 1871 e faleceu em Paris a 11 de Maio de 1937. Conhecido apenas por Afonso Costa, foi advogado, professor universitário, político republicano e estadista português. Foi um dos principais obreiros da implantação da República em Portugal e uma das figuras dominantes da Primeira República.