Câmara de Seia analisa orçamento de 37 milhões

A Câmara Municipal de Seia vai analisar e votar, na reunião de Câmara de hoje, as Grande Opções do Plano (GOP) e o Orçamento Municipal para 2025, no valor de 37,302 milhões de euros.
Com uma subida de sete milhões de euros em relação ao ano de 2024, o documento tem na sua génese a utilização das verbas aprovadas pelo Plano de Recuperação e resiliência, das quais se destacam a requalificação da Escola Secundária e do Quartel da GNR.
No documento, a que o Seia Digital teve acesso, Luciano Ribeiro não esconde que “se trata de um orçamento no limite, que será marcado por uma grande pressão financeira, em que mais uma vez a autarquia se substitui ao Estado central, suprindo as suas ausências de atuação em domínios que são da sua competência”.
O presidente da Câmara Municipal refere ainda que o Orçamento e as GOP, “embora orientado pelos princípios de rigor, transparência e equilíbrio”, não plasma “com exatidão aquilo que vai acontecer em matéria de investimento”, esperando que com as candidaturas já apresentadas e a introdução do saldo de gerência de 2024, “será possível reforçar o financiamento de vários projetos”.
Nessas opções estão incluídos os projetos da Estratégia Local de Habitação, investimentos na rede viária, de que são exemplo as estradas entre Santa Marinha e Pinhanços; Nacional 231 e Lapa de Tourais; e Santa Eulália e o limite do concelho de Oliveira do Hospital.
É ainda intenção da autarquia avançar com a reabilitação de diversos arruamentos de utilização intensiva, como a Avenida 1º de Maio, em São Romão, a Rua da Liberdade, em Seia, ou o troço entre a Escola Superior de Turismo e Hotelaria e a Escola Dr. Abranches Ferrão.
A Câmara Municipal destaca ainda outros investimentos, que não estão inscritos no orçamento mas que se encontram contratualizados com a CIM Beiras e Serra da Estrela, no montante de 9,5 milhões de euros. São eles, o Parque Verde Urbano, entre o CISE e o Parque Municipal, e o Parque Verde da Quinta da Nogueira, que inclui a construção de uma nova piscina recreativa.
A requalificação do Pavilhão Gimnodesportivo junto ao Parque Municipal, a reabilitação do Anfiteatro Municipal e preparar a transformação urbana da zona do Pavilhão do União Desportiva de Seia, são algumas das novidades contidas no documento para 2025.
Luciano Ribeiro refere que a proposta “se trata de um orçamento humanista e virado para a as pessoas, em que continuaremos a responder aos problemas com ação e sem carpir mágoas, consolidando as abordagens concretizadas e lançando novas respostas às necessidades das famílias e do tecido económico, sem descurar o apoio social da comunidade em sentido amplo”.