CISE promove percursos pedestres para descobrir a Serra da Estrela

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), localizado em Seia, convida todos os amantes da natureza a descobrir a Serra da Estrela através de percursos pedestres organizados.
Realizados em trilhos do Parque Natural da Serra da Estrela, os percursos “são uma oportunidade única para explorar as maravilhas naturais e culturais da mais alta montanha de Portugal Continental”, refere a organização.
Os percursos pedestres decorrem às quartas-feiras, com início às 9:30h, e destinam-se a todos os entusiastas de caminhadas na natureza. Os itinerários propostos são circulares, de pequena rota, e revelam a riqueza paisagística da serra.
O primeiro percurso decorre a 31 de julho, terá cinco quilómetros e um desnível acumulado de aproximadamente 200 metros. “O trilho atravessa uma paisagem de montanha muito acidentada, onde a evidência da ação dos glaciares do último período frio é bastante notória”, descreve o CISE.
O percurso parte da Torre em direção ao rebordo do Covão do Ferro, o mais amplo dos circos de origem glaciária da Serra da Estrela. No trajeto inclui-se a visita a alguns dos cenários de maior imponência da montanha, como o Cântaro Raso, o Covão do Boi, o Cântaro Magro ou a Rua dos Mercadores.
O segundo percurso realiza-se dia 14 de agosto pela área do Vale do Rossim, numa uma versão alargada pelas Penhas Douradas.
Iniciando junto à barragem do Vale do Rossim, o trilho de nove quilómetros levará os caminhantes por locais emblemáticos como o Fragão do Corvo, o Seixo Branco, o Vale das Éguas e o Corgo das Mós, na cabeceira do rio Mondego.
O trilho “percorre uma paisagem granítica dominada pela abundância de grandes blocos, enquadrada por vastos povoamentos florestais compostos por uma relevante diversidade de espécies de árvores”, revela o CISE.
As inscrições podem ser feitas online em visitseia.pt, estando limitadas a 15 participantes por percurso, com idade mínima de 12 anos. A realização dos percursos está sujeita a um mínimo de seis inscritos.