Parque Natural da Serra da Estrela comemora 48 anos
Publicidade

O Parque Natural da Serra da Estrela assinala hoje, dia 17 de julho, o 48º aniversário. O evento de comemoração terá início pelas 10:00h, no Parque Ambiental da Fábrica do Rio, em Manteigas.

A cerimónia de abertura, que assinalará também o 4º aniversário do Estrela Geopark Mundial da UNESCO, será presidida por Flávio Massano, presidente da Câmara Municipal de Manteigas, e Fátima Araújo Reis, Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro.

Vários palestrantes apresentam o território protegido, nas suas dimensões mais importantes. “Geodiversidade da Serra da Estrela”, por Emanuel de Castro (Associação Geopark Estrela), “As Relíquias do Património Natural da Serra da Estrela”, por Alexandre Silva (Centro de Interpretação da Serra da Estrela), “Cogestão do PNSE”, por Lucas Cesar (Associação Geopark Estrela), e “Reserva da Biosfera da UNESCO”, por Helena Freitas (Universidade de Coimbra), são as temáticas em discussão. A sessão de encerramento contará com a intervenção de Flávio Massano.

No período da tarde decorrerá uma visita guiada ao território, com ponto de encontro, pelas 14:30h, no Parque Ambiental da Fábrica do Rio.

O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), com 89.132,21 hectares, alberga uma paisagem variada, nomeadamente lagoas e pastagens de altitude, turfeiras, carvalhais e castinçais, áreas de mato e de floresta de produção.

Com a presença de granitos e xistos e guardando as nascentes do Mondego, do Alva e do Zêzere, a Estrela é um verdadeiro castelo de água a dominar as Beiras e assento de variadas facetas climáticas.

A Serra da Estrela é ainda um testemunho fundamental dos vestígios da última glaciação, que ocorreu há cerca de 30 mil anos, apresentando uma elevada geodiversidade e rochas com idades até cerca de 600 milhões de anos. Estes factos foram reconhecidos pela UNESCO, que lhe atribuiu o estatuto de geoparque.

O PNSE abrange o essencial do maciço da Estrela, estendendo-se por território dos concelhos de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia.

Partilhe este artigo...