GNR realiza operação Campo Seguro para prevenir furtos e acidentes

Em 2023 a GNR registou 602 acidentes com veículos agrícolas, que causaram 40 vítimas mortais, 65 feridos graves e 224 feridos ligeiros.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) tem a decorrer a Operação Campo Seguro entre 1 de julho e 16 de fevereiro de 2025.
De acordo com um comunicado, o objetivo da operação “é intensificar a sensibilização, o patrulhamento e a fiscalização nas explorações agrícolas e florestais em todo o território nacional, no sentido de reprimir a prática de crimes de furto de produtos e máquinas agrícolas, crimes de Tráfico de Seres Humanos em contexto laboral e prevenir a ocorrência de acidentes com veículos ou máquinas agrícolas e florestais”.
Durante a operação, a GNR vai intensificar as ações de patrulhamento e fiscalização tendo em vista a sazonalidade das culturas agrícolas e florestais de cada região, direcionando-as para os locais, dias e horas de maior risco, tendo em conta o histórico de furtos, sendo ainda desenvolvidas ações de controlo e de fiscalização do transporte de produtos agrícolas e florestais nos pontos de passagem da fronteira terrestre, em coordenação com a Guardia Civil para fazer face à criminalidade transfronteiriça.
Serão ainda realizadas ações de sensibilização e informação, junto dos proprietários, entidades locais e regionais associadas às explorações agrícolas para promover a divulgação de conselhos com vista à adoção de comportamentos que previnam furtos.
Outro foco importante da Operação Campo Seguro da GNR acontece na prevenção de acidentes com viaturas agrícolas, que no ano passado causaram 40 vítimas mortais. A GNR dá conta que em 2023 foram registados 602 acidentes, havendo a lamentar 40 vítimas mortais, 65 feridos graves e 224 feridos ligeiros, sendo motivo para durante a operação serem reforçadas as ações de sensibilização dirigidas aos utilizadores de tratores e máquinas agrícolas.