Seia arranca com transporte flexível em aldeias onde o autocarro não chega
Publicidade

O Município de Seia e a Comunidade Intermunicipal das Beiras da Serra da Estrela (CIM-BSE) rubricaram ontem, dia 20 de junho, protocolos com os operadores de táxi para a implementação no concelho de três circuitos experimentais de transporte flexível.

A solução de transporte flexível, Mobiflex.BSE, arranca na próxima segunda-feira, 24 de junho, e procura “responder à ausência de oferta regular de transporte coletivo de passageiros em localidades fora do perímetro da sede do concelho”, refere a autarquia.

No concelho de Seia estão contemplados três circuitos piloto: Sabugueiro – Seia, Teixeira-Alvoco-Loriga e Vide-Cabeça-Loriga, complementares aos circuitos regulares de transporte de passageiros.

Para o presidente da Câmara Municipal, Luciano Ribeiro, o serviço de transporte flexível “representa o início de um caminho em prol da sustentabilidade e eficiência dos transportes públicos no concelho, facilitador da mobilidade da população durante todo o ano”.

Além da comodidade para os utilizadores, Luciano Ribeiro realça “a proximidade aos cidadãos que este serviço proporciona, garantindo-se por esta via o acesso ao transporte público a localidades mais isoladas, que nunca o tiveram”.

O transporte opera durante a semana (dias específicos estabelecidos), vai ser assegurado por operadores de táxi aderentes ao projeto e é feito mediante marcação prévia para o número de telefone 800 222 801, até às 15h00 da véspera do dia (útil) em que pretende viajar.

As paragens específicas para o Mobiflex “estão visualmente identificadas com sinalização apropriada e no dia da viagem, o transporte – que é prestado por táxis – está disponível no local, no horário estabelecido previamente, e leva os utentes até uma das paragens definidas no itinerário. Este serviço permite a partilha do veículo com outros utentes que façam parte do mesmo circuito”, é referido.

O tarifário a praticar no transporte flexível é idêntico ao do transporte público coletivo rodoviário de passageiros. Os bilhetes variam entre 3,65 euros e 1,65 euros e serão adquiridos diretamente a bordo do táxi.

Partilhe este artigo...