“Era o dia de cantar” no palco da Casa da Cultura de Seia
Publicidade

O espetáculo musical “Era o dia de cantar”, da Contracanto Associação Cultural, sobe ao palco do cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia no próximo sábado, dia 27 de abril.

Com texto de Sandra Viegas Leal, encenação de António Leal e música de José Afonso, o espetáculo tem como pano de fundo o cancioneiro de Zeca Afonso, fazendo um percurso de criação artística pelos caminhos da liberdade desde 1967 até aos dias de hoje.

“Por cá, reinava o silêncio. O silêncio do que não se podia dizer… Daquilo que não se sabia ler nem escrever. O silêncio do que nunca se tinha aprendido a perceber ou do que se percebia e se aprendia a fechar em caixinhas. Que admirável era o silêncio que tanto dizia sem chegar a abrir a boca! Mas, às vezes, até o silêncio precisa de desabafar”, refere a Associação Cultural com sede em Carregal do Sal.

Com seis músicos, atores profissionais e participação comunitária, o projeto vai trabalhar um texto teatral original, a partir de uma residência comunitária que traduzirá os diálogos artísticos encontrados entre músicos (arranjos), atores, figurantes comunitários, alunos de teatro e encenador, estabelecendo paralelismos geracionais importantes ao longo do período temporal abordado que inclui, mas não se limita, aos 50 anos de democracia: as conquistas da democracia, os seus desafios e, acima de tudo, a identidade de povo que ela nos trouxe, salienta a Contracanto.

Por isso, “Era do dia de cantar” vai contar como era um país antes de se poder cantar. Com o cancioneiro de Zeca Afonso como pano de fundo, a narrativa teatro-musical percorre os dias de ditadura até à Liberdade e o que, depois, fizemos com ela.

O espetáculo integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril do Município de Seia está agendado para as 21:30h.

Os bilhetes podem ser adquiridos on-line ou na bilheteira da Casa Municipal da Cultura, e têm um custo de 10 euros, com desconto de 50 por cento para os jovens ou seniores portadores do Cartão Municipal.

📸 Contracanto Associação Cultural

Partilhe este artigo...