Oliveira do Hospital implementa compostagem doméstica
Publicidade

O Município de Oliveira do Hospital entregou cerca de seis dezenas de compostores domésticos à população residente no concelho e equipamentos de resíduos verdes às Juntas e Uniões de Freguesia, no âmbito do projeto municipal RecolhaBiOH.

O projeto foi criado pelo Município de Oliveira do Hospital e financiado a cem por cento pelo Fundo Ambiental, num investimento total de 40.550 euros e “dá continuidade ao trabalho desenvolvido pela promoção da sustentabilidade e valorização dos biorresíduos, contribuindo assim para a mudança de hábitos e fomentação de comportamentos mais sustentáveis”, refere a autarquia.

No âmbito desta candidatura, foram adquiridos pela Câmara Municipal um total de 140 compostores domésticos e equipamentos para recolha de resíduos verdes e, assim, implementar um projeto-piloto no concelho, colocado à disposição da população gratuitamente, e que visa a redução da quantidade de resíduos verdes encaminhados para aterro.

Nesta primeira fase de adesão ao projeto, a Câmara Municipal distribuiu 58 compostores domésticos aos munícipes aderentes e residentes no concelho e 16 contentores para a deposição de resíduos verdes às juntas e uniões de freguesias.

Na entrega dos equipamentos, que decorreu no Parque dos Marmelos, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, salientou a necessidade premente de uma mudança de paradigma relativamente aos hábitos de reciclagem e da valorização dos resíduos em casa, através de processos de compostagem.

Em causa, defende, está “o contributo positivo de cada cidadão para a redução da quantidade de resíduos depositados nos contentores” de resíduos sólidos urbanos, como “passa a ser possível a Câmara Municipal fazer uma melhor gestão dos resíduos encaminhados para aterro e, com isso, diminuir a despesa com este serviço”, que representa “um investimento significativo” da autarquia.

Os biorresíduos representam cerca de 40 por cento do lixo indiferenciado encaminhado para aterro, salienta a Câmara Municipal.

O Projeto RecolhaBiOH tem já a decorrer a segunda fase de candidaturas para a atribuição de compostores domésticos. São contemplados residentes no concelho de Oliveira do Hospital que disponham de condições físicas – logradouro, jardim, quintal – para a devida instalação do equipamento e mediante inscrição no site https://ambienteoh.pt/.

 

Partilhe este artigo...