Jornadas do Conhecimento abordam a “Fé, Democracia e Liberdade”
Publicidade

A propósito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril e da necessidade de valorizar e associar a fé com a democracia e liberdade, têm início esta sexta-feira, dia 15 de março, em Seia, as XVI Jornadas do Conhecimento, com um ciclo de conferências sobre “Fé, Democracia e Liberdade: Valores, Desafios e Compromissos”.

“Só uma sociedade conhecedora da sua história, participativa, plural e democrática, pode entender que a fé faz parte dos valores essenciais duma comunidade, nas mais diversas vertentes. Assim como a sociedade evolui, também a fé está associada a esta evolução do homem/mulher que procura o seu desenvolvimento integral”, refere uma nota da organização.

As conferências vão ser proferidas “por pessoas com conhecimento e domínio das áreas em causa e com uma ligação profissional e pessoal com os temas”, salienta. Os temas associam a fé com a democracia e liberdade e foram escolhidos com objetivo de “ajudar a refletir, formar as consciências e despertar para a importância de [diversas] temáticas”.

As atividades vão desenrolar-se de forma dinâmica entre o Arciprestado de Seia-Gouveia e o Arciprestado da Covilhã-Belmonte.

Fazem parte do programa três conferências em várias paróquias, dois workshops nas escolas do concelho de Seia e uma mesa redonda, presidida pelo bispo diocesano, D. Manuel Felício, com intervenientes de várias gerações de idades e que vão partilhar a sua visão sobre a fé, liberdade e democracia.

A abertura das XVI Jornadas do Conhecimento está marcada para as 21:00h na Casa Municipal da Cultura de Seia e a temática em discussão será “Do passado ao futuro: desafios das próximas gerações”.

Nos restantes painéis serão abordados os temas “Fé, Democracia e Liberdade em tempos demudança (18 de abril, Escola Abranches Ferrão e Escola Secundária de Seia); “Os direitos humanos na construção da Paz e da Liberdade” (19 de abril, Casa Municipal da Cultura de Seia); “Os trilhos da liberdade no respeito pela dignidade humana” (3 de maio, Pinhanços); e “O mundo do Trabalho na edificação da Fé” (25 de maio, Covilhã).

As Jornadas do Conhecimento, organizadas pela Galeria Paz de Espírito (Seia), a Diocese da Guarda, através dos Arciprestados de Seia-Gouveia, bem como dos Professores de Educação Moral e Religiosa Católica, têm-se pautado, ao longo dos anos, “pela defesa do conhecimento, da espiritualidade e dos valores da liberdade e democracia”.

Partilhe este artigo...