Queijo Serra da Estrela é rei em Seia
Publicidade

A cidade de Seia vai ser palco no fim-de-semana de Carnaval da 47ª edição da Feira do Queijo Serra da Estrela. O evento, além de ser uma oportunidade para degustar os melhores produtos da região, serve para promover os produtos regionais e o encontro direto com os produtores.

Produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia envolve vários produtores do concelho

O certame, que vai decorrer no Mercado Municipal de Seia, de 10 a 13 de fevereiro, promete reunir “o que de melhor se produz no setor agroalimentar, com especial destaque para o Queijo da Serra da Estrela”, refere uma nota da autarquia.

Ao queijo unem-se os enchidos serranos, o pão de centeio, o vinho do Dão Sub-região da Serra da Estrela, o mel, o azeite, entre outros.

A Feira do Queijo de Seia vai contar com a presença de 50 expositores entre produtores de queijo (pastores, queijarias tradicionais, queijo Denominação de Origem Protegida (DOP) e unidades fabris) e de produtos regionais de reconhecido valor.

Na área circundante ao Mercado Municipal, estará representada a atividade da pastorícia com a Quinta do Pastor, recriada com animais da quinta, com a ovelha Serra da Estrela a assumir lugar de destaque, e a horta criada pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Produção de enchido ao vivo também envolve produtores do concelho

A autarquia salienta também que este é a ocasião para “os pastores apresentarem os seus melhores exemplares no Concurso de Ovinos e Caprinos da Serra da Estrela”, organizado pela Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE). Será também possível conhecer o fiel companheiro do pastor, o Cão Serra da Estrela, numa mostra assegurada pela Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela (LICRASE).

No espaço envolvente ao Mercado, a oferta de artesanato é variada, numa mostra estabelecida com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela. Haverá ainda demonstrações culinárias com “cozinha ao vivo” e tasquinhas dinamizadas pelo associativismo local e ainda sessões de ‘dicas e saberes’ sobre o queijo, o mel e o azeite, que “proporcionarão excelentes momentos de degustação e convívio”, refere a autarquia.

Para os quatro dias da feira foi ainda desenhado um vasto programa de animação, promovida em estreita colaboração com as bandas filarmónicas, ranchos folclóricos e outros grupos de música tradicional.

Maior Queijo de Ovelha produzido ao vivo

Outro dos destaques no recinto da Feira é a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia, um processo que vai decorrer na tarde de segunda-feira (dia 12), e a produção de enchido ao vivo (tarde de terça-feira), num processo que irá envolver vários produtores do concelho.

A Feira do Queijo é promovida pelo município de Seia, em colaboração com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, a LICRASE, a ANCOSE e a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), contando com o apoio do Turismo Centro de Portugal.

O certame abre todos os dias às 10:00h e termina às 20:00h, com exceção do dia de Carnaval (dia 13) em que o encerramento será antecipado para as 16:00h. As tasquinhas durante os primeiros três dias encerram às 23:00h.

Partilhe este artigo...