Funeral de Mariana Cruz marcado para domingo

O funeral da jovem aluna da Escola Secundária de Seia, que morreu na tarde de quinta-feira na sequência de ferimentos graves após ter embatido numa porta de vidro, tem o último adeus marcado para este domingo, na aldeia de Vila Verde.
O corpo de Mariana Santos Cruz, de 16 anos, vai estar em câmara ardente na Capela de Santo António, em Vila Verde, no sábado a partir das 17:30h.
As cerimónias fúnebres irão realizar-se no domingo, dia 14 de janeiro, pelas 15:00h, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, findas as quais irá a sepultar no cemitério desta localidade do concelho de Seia.
A família agradece antecipadamente a todas as pessoas que pretendam prestar a última homenagem à Mariana. Pede ainda que, quem quiser marcar presença e homenagear a sua ente querida, o façam com uma peça de roupa branca.
Mariana Cruz, aluna do 11º ano, morreu, ontem, após embater numa porta de vidro que se partiu e lhe provocou um corte grave no tórax.
A sua morte deixou em choque colegas e amigos e toda a comunidade escolar.
O Agrupamento de Escolas de Seia lamentou, esta sexta-feira, a morte da aluna, recordando-a como uma jovem “tão cheia de vida, com brilho nos olhos e querida por todos”.
“A vida dá-nos a sensação de que temos todo o tempo do mundo pela frente e, do nada, prova-nos o quanto é frágil e efémera. A morte é uma certeza, mas continua a surpreender quando chega sem aviso e leva uma jovem tão cheia de vida, com brilho nos olhos e querida por todos”, lê-se na publicação divulgada nas redes sociais.
“A Mariana ainda tinha tanto pela frente, tantos sonhos para concretizar…É muito duro aceitar a sua partida e despedir-nos”, acrescenta.
O Agrupamento deixa ainda o apelo para que se viva o “luto”, mas para que sejam recordados os “bons momentos”: “Silenciem as vozes e escutem apenas o vosso coração. Vivam o luto, mas busquem paz, busquem amor, busquem luz e consolo. Lembrem-se dos bons momentos, dos dias felizes e mantenham o coração aquecido”.
“Estamos de luto, lamentando a tua partida, mas celebraremos para sempre a tua passagem inesquecível pelo nosso Agrupamento de Escolas de Seia. Descansa em paz Mariana. As nossas mais sinceras condolências aos familiares neste momento tão doloroso”, remata.
Também o Presidente da República manifestou-se solidário com a família da jovem. Marcelo Rebelo Sousa falou com a família da Mariana e fala num “lamentável incidente” que resultou na morte da jovem.
“O Presidente da República falou esta noite com a família da jovem hoje falecida na sequência de um lamentável incidente na Escola Secundária de Seia, bem como com a Diretora da escola e o Presidente da Câmara Municipal, apresentando os seus pêsames e solidariedade”, refere a nota publicada na página da Presidência.
O alerta para o acidente foi dado por volta das 13:48h e à chegada ao local a equipa pré-hospitalar deparou-se com a aluna caída no chão em paragem cardiorrespiratória com ferimentos graves na zona do tórax.
Foram ainda ativados outros meios de socorro como a ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida) do Hospital de Seia e o helicóptero do INEM, que aterrou no recinto da escola.
A vítima acabou por ser transportada de ambulância para o Hospital de Seia em manobras de suporte avançado de vida com o apoio da equipa do helicóptero do INEM, mas não foi possível reverter a situação.
As autoridades afastaram a hipótese de intervenção de terceiros na morte da adolescente do 11º ano. O processo vai ser entregue ao Tribunal de Seia para decidir se é necessário continuar as investigações mas, para já, está afastada a hipótese de intervenção de terceiros, avança a SIC Notícias.
À família, o Seia Digital apresenta sentidas condolências.