Mário Patrão no Dakar aos comandos de uma Honda
Publicidade

Mário Patrão, vencedor da classificação destinada aos pilotos +45 no Dakar 2023, está na Arábia Saudita, para iniciar mais um Dakar, desta vez em Honda.

O piloto de Paranhos da Beira, concelho de Seia, esteve ontem em Alula para as habituais verificações administrativas e técnicas que antecedem o início da prova rainha do TT Mundial, que hoje inicia, com a disputa de um prólogo de 28km.

Na sua décima primeira participação no Dakar, Mário Patrão, piloto que em 2023 conquistou também um fantástico lugar no pódio da Original by Motul, a emblemática categoria “Malle Moto”, surpreendeu todos ao anunciar que irá participar este ano aos comandos de uma novíssima Honda CRF450 RS2 Rally.

“Iniciei há 10 anos a minha aventura no Rally Dakar! Este ano já depois da minha inscrição na categoria Malle-Moto foi-me lançado o desafio de participar no Dakar 2024 com uma moto absolutamente nova e criada para o efeito pela Honda. Participar com uma moto nova, sem testes prévios, confesso que me fez voltar a ter o ‘frio na barriga’, como se fosse a minha primeira participação. Mas como sempre gostei de desafios e de me superar, aceitei esta proposta”, refere Mário Patrão.

Sentindo-se honrado pelo convite, o piloto espera “estar à altura. Agradeço aos meus patrocinadores e à Honda pela oportunidade…. Estamos juntos e prontos para iniciar o Dakar 2024”.

O Rally Dakar, depois de longos anos em África e posteriormente na América do Sul, terá em 2024 a sua quinta edição consecutiva na Arábia Saudita, com um traçado que promete, uma vez mais, ser muito exigente.

A prova que arranca esta sexta-feira termina em Yanbu, no dia 19 de janeiro. Serão 14 dias de corrida repartidos por 12 etapas e um prólogo.

Terá um dia de paragem, a 13 de janeiro, na capital Riyadh. O percurso será composto por 60 por cento de trilhos totalmente novos, num total de 7.881 quilómetros, dos quais 4.727 serão cronometrados.

Nesta edição de 2024 vai ser ainda introduzindo um conceito totalmente novo: uma etapa crono de 48 horas realizada em dois dias em que os competidores, espalhados entre oito acampamentos, serão deixados à sua própria sorte.

Partilhe este artigo...