Turismo Centro de Portugal aprova estratégia até 2030
Publicidade

A Turismo Centro de Portugal consolidou a sua visão para os próximos anos ao aprovar, por unanimidade, o Referencial Estratégico Centro Sustentável 2030.

Em comunicado, a Entidade Regional de Turismo refere que o documento, aprovado em assembleia geral extraordinária, realizada em Mira, “projeta as diretrizes que nortearão a atuação da entidade ao longo do próximo ciclo de financiamento comunitário, que se estende até o final da década”.

O documento está estruturado em quatro eixos essenciais. O primeiro atua na estruturação de produtos turísticos sustentáveis, apoiados nos recursos-âncora do território, e que considerem o envolvimento dos agentes públicos e privados de base regional, intermunicipal e local.

No primeiro eixo estão incluídos os Produtos Turísticos Regionais, destacando-se o Património Mundial e Cidades Criativas, as rotas regionais de Gastronomia e Enoturismo, os percursos Cycling e Walking, as Estações Náuticas, os Caminhos da Fé e da Espiritualidade, o Centro de Portugal Film Commission, e os produtos Lifestyle Centro de Portugal e Destino Sustentável.

Já os Produtos Turísticos Intermunicipais envolverão, pelo menos, três municípios e resultam da atuação dos Programas de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE) da região, nomeadamente nas redes de Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias do Xisto e Aldeias de Montanha, INature e Territórios Termais da Região Centro, assim como as fileiras dos vinhos DOC e queijos DOP.

O segundo eixo estratégico incide na promoção turística da região, estando prevista a promoção integrada do destino Centro de Portugal, para reforçar a sua notoriedade e posicionamento.

O terceiro eixo diz respeito à capacitação e inovação, ficando patente a preocupação em qualificar e atrair talento para a atividade turística, suportada na capacitação técnica, atração de talento e valorização dos recursos humanos.

Por fim, o quarto eixo visa consolidar a monitorização e avaliação da atividade turística na região, através do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal.

Citado no comunicado, Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, destaca que o Referencial Estratégico “reflete o entendimento coletivo dos diversos intervenientes na atividade turística na região, com base na valorização e qualificação dos recursos disponíveis”.

O documento, designado de “essencial”, vai orientar a identificação, estruturação e promoção integrada dos principais produtos turísticos no território, a nível regional e local.

“É com apreço que verifico que todos os players regionais estão sintonizados no objetivo comum de potenciar e projetar o desenvolvimento integrado e sustentável do setor turístico no Centro de Portugal”, acrescenta Raul Almeida.

Partilhe este artigo...