Câmara de Seia discute Orçamento de 29 milhões de euros para 2024

A Câmara Municipal de Seia vai analisar e votar, na reunião desta quinta-feira, dia 30 de novembro, as Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento para 2024, cujo montante global ascende a 29,243 milhões de euros.
Trata-se do terceiro Orçamento do atual executivo municipal, que traduz um acréscimo de 900 mil euros (+3,32%) face ao orçamento inicial de 2023.
Luciano Ribeiro afirma “com grande convicção” que o Orçamento “responde às necessidades identificadas” e que “permite cumprir com todos os compromissos assumidos”.
O presidente do Município diz também no documento que submete à votação do executivo, que apesar dos “tempos de incerteza global” no ano de 2024 serão lançados “novos projetos para um novo ciclo de programação financeira”, dando a garantia que “com ambição e esperança continuaremos focados na efetiva resolução de problemas”.
Nas GOP para 2024 os Transportes Rodoviários apresentam a maior dotação, com 3,350 milhões de euros (11,5%), onde se destacam a requalificação da Rua de Santa Antonina, desde a Zona Industrial de Seia à rotunda da Central de Camionagem (1,2 milhões de euros), a requalificação do acesso de Vodra ao ex-complexo da Vodratex (520 mil euros) e a conservação e beneficiação da rede viária municipal (972 mil euros).
Na Ação Social e Saúde, com 1,745 milhões de euros (6%), incluem-se ações relacionadas com a transferência de competências da área da Ação Social, a atribuição de bolsas de estudo, o funcionamento de refeitórios escolares e os transportes escolares.
A Indústria, Comércio e Energia representa a terceira maior fatia das GOP, com uma dotação de 1,564 milhões de euros (5,3%), destacando-se o investimento na reconversão do antigo CACE para instalação do Centro de Incubação e Inovação e a aquisição de terrenos para lotes de grandes dimensões para expansão da Área de Localização Empresarial da Abrunheira (Vila Chã).
A Proteção do Meio Ambiente e Conservação da Natureza possui uma dotação de 1,051 milhões de euros (3,6%), onde sobressai a construção do Parque Verde Urbano de Seia e o Parque da Quinta da Nogueira e a instalação de Mosaicos de Gestão de Combustíveis integrados no Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.
A Cultura representa cerca de 1,013 milhões de euros (3,5%), com destaque para a programação municipal e para a programação da Direção-Geral das Artes (DGArtes).
O documento das GOP prevê ainda um montante de 14,245 milhões de euros (48,7%) para a Administração Geral e de 3,033 milhões de euros (10,4%) para as Operações da Dívida Pública.