Atletas de Travancinha bem posicionados na Taça de Portugal de Downhill

Os atletas do Sporting Clube de Travancinha-Seia estiveram em destaque na 1ª Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano, disputada este domingo no BikePark de Vila Cova à Coelheira, concelho de Seia, onde estiveram alguns dos melhores pilotos mundiais. Joana Nunes subiu ao pódio na categoria sub-23 feminina, conquistando o terceiro lugar, e António Rodrigues venceu na categoria de masters 60.
Na elite feminina, a atleta britânica completou o seu tempo em 02:41:049 minutos e bateu assim Rosa Zierl (Cube Factory), segunda classificada, e Maria Pomes (La Sorrera BikePark), terceira. Zierl fez um tempo de 02:44:545, Pomes fez 02:46:274.
Ana Leite, da AEXPO Team Vila do Conde, foi a portuguesa mais bem classificada, com um sétimo lugar, a cerca de 36 segundos da liderança. Seguiu-se Joana Nunes (Sporting Clube de Travancinha-Seia) na oitava posição e a 42 segundos da líder.

Na elite masculina, O’Callaghan triunfou em 02:12:935, à frente de Ethan Craik (02:13:352) e Benoit Coulanges (02:15:474), dupla da Scott DH Factory. Na nona posição ficou Nuno Reis, corredor da Casa do Povo de Abrunheira que foi o melhor português da categoria. Os atletas do Sporting Clube de Travancinha-Seia obtiveram classificações bastantes díspares neste setor: Daniel Ferrão foi 55º classificado, Rodrigo Marques (68º), Mauro Cruz (120º) e Tiago Fernandes fechou a equipa na 125ª posição.
Nos sub-23 masculinos, o pódio não é muito diferente, já que Oisin 0’Callaghan também venceu nessa categoria, à frente de Ethan Craik e de Dom Platt (GR Privateer Project). Tiago Fernandes (Sporting Clube de Travancinha-Seia) terminou a prova no 37º lugar.
No feminino, ganhou também Maria Pomes, com vantagem face a Kira Zamora (4Racing Team) e Joana Nunes (Sporting Clube de Travancinha-Seia).
Nos sub-19 masculinos foi Kasper Hickman (Cube Factory) a triunfar, enquanto Rosa Zierl, a única em prova, foi a mais rápida em prova.
Nos sub-17, Afonso Soares (Bikezone Team) foi o vencedor no masculino – neste escalão Manuel Santos do Sporting Clube de Travancinha foi 21º –, ao passo que Lia Perez, sem concorrência ganhou no feminino. Mais abaixo, Reid Simpson (Simpson Racing) venceu nos sub-15 masculino, Gabriela Neves (CAJ Raposa) nas femininas. Por último, nos sub-13 masculinos triunfou Andrew Gavrysh (PDL – Race Division).
Já nos masters masculinos, Francisco Sousa (Wildboys-Tomar Cidade Templária) venceu em M30 – José Nunes, Sporting Clube de Travancinha foi segundo classificado, com mais quatro segundos que o vencedor e Bruno Oliveira foi 14º. Manuel Pellon (BDM Bike Club) venceu em M35 – Filipe Silva, Sporting Clube de Travancinha obteve o 11º lugar e Hélder Borges o 15º. João Machado (Caniço Riders – Invermaque) levou a melhor em M40 – António Gomes, Sporting Clube de Travancinha foi 11º. Ivan Meaza (Miranda Biker) em M45, Jose Cuervo (Mondraker) em M50, António Mendes (Wildboys-Tomar Cidade Templária) em M55 e, por fim, o destaque para António Rodrigues, Sporting Clube de Travancinha-Seia, que venceu em M60.
Os vencedores das respetivas categorias são os líderes do ranking geral, dado que esta foi a primeira prova. No ranking por equipas, lidera a Cube Factory. O Sporting Clube de Travancinha-Seia encontra-se na quarta posição.
A 1ª Taça Internacional de Downhill foi organizada pela Estrela Ativa – Associação de Desenvolvimento Turístico e Desportivo da Serra da Estrela, pela Associação de Ciclismo da Beira Alta e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio do Município de Seia e da Junta de Freguesia de Vila Cova à Coelheira.