“Oh Meu Deus Ultra Trail” alarga-se a novos territórios

Depois da Serra da Estrela, a Serra do Açor e a Serra da Lousã passam a integrar a prova mítica de Trail Running.
A maior prova de Trail Running em Portugal Continental e uma das maiores do Mundo vai este ano ser alargada a novos horizontes, integrando ainda mais património natural, histórico e humano. O anúncio foi feito na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde foi dado a conhecer que a Serra do Açor e a Serra da Lousã passam a fazer parte do desafio.
A 14ª edição do “Oh Meu Deus® Ultra Trail – Centro de Portugal”, que vai decorrer de 6 a 8 de junho, é para a organização um enorme desafio, que passa a contar ainda com mais natureza e mais tradição. Os trajetos foram desenhados tendo em conta a passagem por pequenas aldeias, “onde é possível mergulhar nos costumes e na autenticidade da vida nas montanhas”.
“Não é apenas a natureza que nos inspira, uma vez que a história, as pessoas e as tradições também fazem parte do percurso”, refere a organização. Por isso, este ano ao longo do trajeto, os atletas vão percorrer as Aldeias do Xisto, as Aldeias de Montanha e as Aldeias Históricas.
O OMD160, no dia 6 de junho, tem o tiro de partida, pelas 16:00h, na Lousã, passando pela Ribeira Cimeira, Colmeal, Fajão, Malhada Chã, Vide, Alvoco da Serra, Torre, Loriga, Lapa dos Dinheiros e Seia. Os mais corajosos poderão no final efetuarem mais 40 km e assim alcançarem o título de Viriatos.
O OMD100 tem início às 22:00h de 6 de junho e parte da Aldeia Histórica do Piódão, percorrendo os trilhos em direção a Aldeia das Dez e Vide, percorrendo depois o mesmo trajeto do OMD160 até à cidade de Seia.
A prova OMD50, dia 7 de junho, volta a Sazes da Beira, seguindo os atletas até Alvoco da Serra, percorrendo o trajeto dos dois desafios anteriores até terminar em Seia.
O OMD20 também repete o percurso do ano passado, com saída de Seia até Vila Cova, Lapa dos Dinheiros, regressando ao ponto de partida.
O “Oh Meu Deus® Ultra Trail – Centro de Portugal” é uma coorganização da Horizontes Turismo Desportivo e da Associação Interior Convida, com os apoios institucionais do Turismo Centro Portugal, das Câmaras Municipais de Seia, Lousã, Góis, Pampilhosa da Serra, Arganil, Oliveira do Hospital e Seia e da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.