Assembleia Municipal de Gouveia aprova moção de apoio à construção da Barragem de Girabolhos
Publicidade

A Assembleia Municipal de Gouveia aprovou, por maioria, uma moção de apoio à decisão do Governo de avançar com o concurso público para a construção da Barragem de Girabolhos, considerando tratar-se de uma infraestrutura estratégica para o desenvolvimento do concelho e de toda a região do Interior.

A deliberação foi tomada na sessão ordinária realizada no dia 26 de junho e expressa o apoio formal do órgão deliberativo ao lançamento do concurso para aquela obra, cuja concretização é defendida há várias décadas por autarcas e populações da região.

De acordo com a moção aprovada, a Assembleia Municipal reconhece que um projeto desta dimensão “naturalmente suscita reservas e incertezas”, mas considera que a Barragem de Girabolhos representa “uma reivindicação antiga das populações e dos autarcas da região”, assumindo-se como “uma oportunidade para reforçar a coesão territorial, dinamizar a economia local”.

O documento destaca ainda “o potencial da futura infraestrutura para impulsionar o turismo de natureza, as atividades náuticas, a criação de emprego, a fixação de população e a atração de investimento, valorizando simultaneamente os recursos naturais, culturais e patrimoniais do território”.

Na moção é igualmente sublinhada a importância de acompanhar este investimento com o reforço das acessibilidades e das infraestruturas de apoio, de forma a maximizar os benefícios económicos e sociais para os concelhos abrangidos.

A Assembleia Municipal defende também o envolvimento permanente dos municípios e das populações na definição das medidas complementares ao projeto, garantindo que a concretização da barragem “salvaguarda os interesses locais e potencia o desenvolvimento regional”.

Com esta deliberação, a Assembleia Municipal de Gouveia determina o envio da moção ao Primeiro-Ministro, aos membros do Governo competentes, aos grupos parlamentares da Assembleia da República, à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e aos municípios potencialmente abrangidos pelo projeto.

A barragem de Girabolhos integra a estratégia nacional “Água que Une” e está prevista no Plano Nacional de Energia e Clima 2030.

Recorde-se que, em fevereiro, a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou que o concurso público para a construção da barragem seria lançado até ao final de março. No entanto, até ao momento, o documento ainda não foi publicado pela APA.

Partilhe este artigo...