Serra da Estrela sob aviso laranja: chuva forte, vento e possibilidade de neve a partir desta terça-feira
Publicidade

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas, prolongando-se até à próxima quinta-feira, 6 de novembro, com chuva intensa, vento forte e descida acentuada da temperatura, afetando especialmente os concelhos da Serra da Estrela.

Segundo o IPMA, todos os distritos de Portugal continental, exceto Bragança, estarão sob aviso laranja entre as 03:00h e as 09:00h desta quarta-feira, devido à previsão de chuva forte, por vezes acompanhada de trovoadas e fenómenos extremos de vento. Posteriormente, o aviso passará a amarelo até às 15:00h, mantendo-se o risco de precipitação intensa.

Nos concelhos de Gouveia e Seia, as autarquias emitiram avisos à população alertando para chuva e aguaceiros fortes, trovoadas, granizo e rajadas de vento que poderão atingir os 100 km/h, podendo chegar aos 110 km/h nas zonas mais altas da Serra da Estrela.

Há também possibilidade de queda de neve acima dos 1.800 metros, a partir do final da tarde de quarta-feira, podendo condicionar a circulação rodoviária nos acessos à serra.

As autoridades alertam ainda para risco de inundações em zonas urbanas, cheias rápidas em ribeiras, deslizamentos de terras e queda de árvores ou estruturas, recomendando especial precaução na condução e permanência em áreas arborizadas.

📸 Arquivo Meteoestrela – Serra da Estrela

Partilhe este artigo...