Museu do Pão acolhe conferência nacional sobre o papel do pão no desenvolvimento dos territórios
O Museu do Pão, em Seia, será palco, no próximo dia 23 de outubro, do encontro nacional “Do Grão ao Pão – Comunidade, Território e Futuro”, uma iniciativa da Plataforma Nacional do Pão (PNP) da AHRESP, em parceria com o próprio museu.
A partir das 14:30h, o evento reúne produtores, padeiros, investigadores, autarcas e profissionais do turismo num espaço de reflexão em torno do pão enquanto elemento identitário e cultural, mas também como motor de desenvolvimento económico e social nas regiões do interior.
O programa inclui três painéis temáticos, com enfoque na agricultura local, resiliência comunitária e o turismo gastronómico. Entre os oradores convidados destacam-se Joaquim Teodósio (Associação Palombar), Pedro Horta (Projeto SerE+ e Associação Palombar), Astride Sousa (ANPOC), Célia Gonçalves (Aldeias de Montanha), Elisabete Ferreira, reconhecida como a Melhor Padeira do Mundo 2024 e fundadora da Padaria Pão de Gimonde, José Carlos Santos (Padaria Dias), Pedro Pontes (Turismo do Centro de Portugal), o chef Luís Almeida (Restaurante Palace, Viseu) e Graça Reis (Museu do Pão).
Um dos momentos altos será o “Bread Break”, uma pausa para degustação de pães regionais, pensado para celebrar a partilha e o encontro entre participantes – porque o pão, mais do que alimento, é também convivência e património.
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
