São Romão e Lapa dos Dinheiros celebram centenário do nascimento do Padre Martinho

A Paróquia de São Romão, em colaboração com as instituições locais de São Romão e da Lapa dos Dinheiros, vai promover, entre os dias 23 e 27 de outubro, um programa especial de celebrações assinalando o centésimo aniversário do nascimento do Padre José Moreira Martinho (1925-2025). Esta iniciativa pretende homenagear uma figura marcante da vida pastoral e social da região, cuja ação se estendeu entre os anos de 1950 e 2018.
O programa comemorativo integra momentos litúrgicos, culturais e comunitários, começando na quinta-feira, 23 de outubro, com a Eucaristia Solene de abertura, pelas 20:30h, na Igreja Matriz de São Romão. No dia seguinte, sexta-feira, 24 de outubro, à mesma hora, a Igreja Nova de São Romão acolherá o concerto de oração intitulado “A Música é a Divina Arte!”.
No sábado, 25 de outubro, as celebrações prosseguem com uma caminhada espiritual na Lapa dos Dinheiros, sob o tema “Contemplando com Esperança, as Maravilhas da Criação”. Será também inaugurada uma exposição fotográfica sobre a vida e obra do Padre Martinho, patente tanto no Salão da Igreja Nova de São Romão como no Centro Cultural da Lapa dos Dinheiros. Ao final da tarde, terá lugar a Missa Vespertina e à noite uma solene Procissão das Velas, que assinala igualmente os 75 anos da consagração da Paróquia de São Romão ao Imaculado Coração de Maria.
O domingo, 26 de outubro, será marcado por arruadas, celebração eucarística e um almoço de convívio, cuja participação requer inscrição prévia até ao dia 19 de outubro, podendo ser feita nas sacristias das igrejas ou noutros pontos onde estejam disponíveis listas próprias. A jornada termina com um sarau cultural no Salão da Igreja Nova.
As comemorações encerram na segunda-feira, 27 de outubro, com uma deslocação a Parada, terra natal do Padre Martinho, que também exige inscrição prévia para facilitar a organização do transporte. O programa culmina com uma Eucaristia Solene em louvor do Sagrado Coração de Jesus, ao final da tarde, na Igreja Nova de São Romão.
A organização convida toda a comunidade a participar ativamente neste momento de fé, gratidão e memória, celebrando o legado de uma figura que deixou profunda marca na vida espiritual, social e cultural das populações de São Romão, da Lapa dos Dinheiros e de tantas outras comunidades por onde passou.