Incêndio atinge Pavilhão Rainha D. Amélia na Guarda
Publicidade

Um incêndio deflagrou na madrugada desta quinta-feira no histórico Pavilhão Rainha D. Amélia, parte do antigo Sanatório Sousa Martins, na cidade da Guarda, consumindo parcialmente a estrutura do edifício.

O alerta foi dado às 05:00h da madrugada e mobilizou um forte dispositivo de combate às chamas, com 53 operacionais e 15 viaturas dos Bombeiros Voluntários da Guarda, Celorico da Beira, Gonçalo, Belmonte e Famalicão da Serra. O incêndio foi declarado extinto ainda durante a madrugada, mas os danos na estrutura são visíveis e preocupantes.

O edifício estava incluído num plano de reabilitação anunciado recentemente, com um investimento estimado em cerca de 3 milhões de euros, com o objetivo de preservar o património histórico do antigo sanatório e dar-lhe uma nova funcionalidade ao serviço da saúde.

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda manifestou, em nota publicada nas redes sociais, a sua “profunda consternação com o sucedido” e garantiu estar a acompanhar de perto todos os trabalhos no terreno para garantir a segurança de todos os utentes, profissionais e estruturas envolventes.

A ULS deixou ainda um agradecimento público aos profissionais, às forças de segurança e bombeiros envolvidos na operação, destacando a prontidão e o esforço de todos “para minimizar os danos”.

As causas do incêndio estão a ser investigadas pelas autoridades competentes.

📸 Unidade Local de Saúde da Guarda

Partilhe este artigo...