Mário Patrão vence Enduro Sprint no Marco de Canaveses com moto elétrica
Piloto de Seia triunfa na categoria de motos elétricas e reforça aposta na mobilidade sustentável no desporto motorizado.
O piloto senense Mário Patrão venceu, no passado fim de semana, a segunda etapa do Campeonato Nacional de Enduro Sprint, realizada em Montedeiras, no concelho de Marco de Canaveses, ao comando de uma moto 100 por cento elétrica.
Aos comandos de uma Stark Varg – considerada a moto elétrica mais avançada atualmente no mercado – o piloto dominou a competição destinada à classe de motos elétricas, naquela que é uma aposta clara na inovação e na sustentabilidade dentro do desporto motorizado.
“A prova correu muito bem. Foi particularmente bom participar nesta competição porque a Federação conseguiu fazer alguns ajustes para que as motos elétricas tivessem um pouco mais de autonomia”, destacou Mário Patrão, que conta com mais de 20 títulos de campeão nacional entre as modalidades de todo-o-terreno e enduro.
Para o piloto natural de Seia, a melhoria na autonomia das motos e o apoio da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) têm sido decisivos para o crescimento da categoria elétrica.
“Penso que estamos no caminho certo para que os pilotos desta classe sejam mais autónomos e não estejam tão preocupados com o facto de ter de ‘poupar’ bateria”, acrescentou, sublinhando ainda a importância de continuar a divulgar o projeto elétrico, inclusive com a cedência da mota com a qual correu o ano a outro participante.
Segundo Mário Patrão, o público começa também a olhar para as elétricas de forma diferente: “Sinto que o público começa a compreender o seu potencial, verificando que é possível competir com este tipo de motas. Já se sentem os frutos dessa mudança e algum reconhecimento. Isso é de facto o mais importante e tem sido esse o nosso foco nos últimos anos”.
O piloto irá disputar mais três etapas até ao final da temporada, numa categoria já reconhecida oficialmente pela FMP e que, segundo acredita, “vai conquistar cada vez mais adeptos”.
A próxima jornada do Campeonato Nacional de Enduro Sprint MotoEspinha 2025 realiza-se no dia 2 de novembro, em Penacova.
