CDS-PP apresenta candidatura em Seia com programa alternativo e propostas para “acabar estagnação” do concelho

Manuel Saraiva Borges lidera uma candidatura “com coragem e com olhar para o futuro”, apostando numa nova visão para o concelho, ancorada em projetos concretos, coesão territorial e valorização dos recursos da Serra da Estrela.
A candidatura do CDS-PP à Câmara Municipal de Seia apresentou o seu projeto político para as autárquicas de 2025, com um discurso assente na urgência de “acabar com a estagnação da Região de Seia e da Serra da Estrela”. O cabeça-de-lista, Manuel Saraiva Borges, antigo autarca e conhecido defensor do Túnel sob a Serra da Estrela, assume o desafio com a promessa de “fazer o que ainda não foi feito”.
“Vamos continuar a obra iniciada, assente numa política do Saber e Fazer, porque acreditamos no espírito de inovação, na capacidade de trabalho e na experiência da lista apresentada, com projetos em mão”, afirma o candidato.
O programa proposto pelo CDS-PP distingue-se por uma abordagem que conjuga medidas de impacto imediato, como a redução de 50 por cento nas tarifas de água e saneamento para as freguesias de montanha (designadas como “alto concelho”) e 25 por cento para as restantes, com projetos estruturais e de longo prazo. Entre eles, destacam-se a construção do Túnel sob a Serra da Estrela, a criação de zonas industriais e de feira franca na antiga FISEL, recuperando os pavilhões, bem como a implantação de teleféricos e mobilidade suave na Serra.
“A Câmara terá que reduzir os impostos diretos para dar melhor qualidade de vida às suas gentes”, defende Saraiva Borges, que acusa a atual gestão municipal de manter uma Câmara “improdutiva nas suas atividades”, acrescentando que “nem a nível da ação social se mostra veladora do bem-estar da população”.
Túnel na Serra da Estrela, ensino, saúde e lazer entre as prioridades
Uma das propostas mais ambiciosas da candidatura é a construção de um túnel de atravessamento sob a Serra da Estrela, que – garante o candidato – será capaz de “produzir água e energia elétrica para abastecer a custo zero o concelho de Seia”. O projeto contempla ainda uma estação elevatória, sendo visto como um motor de desenvolvimento para o turismo de altitude e para o progresso económico e social de todo o concelho.
O programa do CDS-PP prevê também a transformação da Escola Evaristo Nogueira, em São Romão, num polo de formação superior Agropecuária e Alimentar, em parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra, apostando na valorização dos recursos endógenos e na qualificação dos jovens da região.
Outra proposta é a construção de um Hospital Regional, pensado para servir Seia e os concelhos limítrofes da Serra da Estrela, respondendo à crescente exigência de cuidados de saúde de proximidade numa região com população envelhecida e dispersa.
A candidatura pretende ainda potenciar turisticamente a zona entre a Ponte de Santiago e o Aeródromo Municipal, criando espaços para desportos aquáticos e lazer, reforçando a atratividade do concelho em termos ambientais e recreativos.
Com um discurso de rutura e um leque alargado de propostas, o CDS-PP procura afirmar-se como uma alternativa clara à atual gestão municipal.
“Será uma honra colocar a nossa competência, a ambição, a determinação e a honestidade ao serviço de Seia. Unidos vamos ganhar o futuro”, conclui Manuel Saraiva Borges.