Seia executa obras de estabilização nas zonas afetadas pelo incêndio do Piódão
Publicidade

Trabalhos arrancaram na freguesia de Vide e Cabeça e visam evitar riscos de erosão e deslizamentos de terras.

O Município de Seia está a desenvolver um conjunto de intervenções nas zonas afetadas pelo incêndio do Piódão, que em agosto atingiu uma vasta área do concelho. As ações têm como objetivo estabilizar encostas, prevenir riscos de erosão e proteger populações e infraestruturas em locais particularmente sensíveis ao impacto das chuvas.

A primeira fase dos trabalhos decorre na localidade da Abitureira, na freguesia de Vide e Cabeça, e está a ser executada pelos Sapadores Florestais. As operações incluem a estabilização de encostas e a criação de estruturas de retenção em linhas de água, incidindo nas áreas de maior risco de perda de solo, como Abitureira, Casas Figueira, Cide, Frádigas e Vide.

Paralelamente, os serviços municipais estão a intervir em aquedutos, passagens hidráulicas, caminhos e estradas municipais, promovendo limpezas e reparações pontuais na plataforma rodoviária, valetas, aquedutos e taludes. Estão também a ser removidos elementos construtivos em risco de queda para a via pública, como medida preventiva para garantir a segurança das populações locais.

Estas intervenções fazem parte da primeira fase de resposta pós-incêndio e têm caráter de mitigação e estabilização imediata. Em simultâneo, a autarquia está a levantar as necessidades do território com vista à execução de obras de maior dimensão a curto prazo. Entre as prioridades já identificadas estão a estabilização de taludes, a reabilitação de plataformas rodoviárias e a reparação ou substituição de órgãos de drenagem danificados.

Partilhe este artigo...