Câmara de Seia aprova 400 mil euros de apoios a obras nas freguesias
Publicidade

A última reunião da Câmara Municipal de Seia foi rica na aprovação de apoios financeiros para obras em 14 das 21 freguesias. Ao todo foram aprovados, por unanimidade, 405 mil euros.

O maior investimento vai ser executado pela União das Freguesias de Santa Marinha e São Martinho. Em causa está a requalificação de arruamentos, designadamente a Rua da Carreira Velha, a Transversal da Carreira Velha e a Rua das Lamas, com a Câmara Municipal a aprovar um apoio de 75.000 euros.

Para a freguesia de Santa Comba foi aprovada uma verba de 45.000 euros, destinada às obras de requalificação da Rua das Lagunas, da Rua Val Cimeira, da Rua Estevão Anes e da Rua São Roque.

A requalificação de arruamentos na freguesia da Teixeira, nomeadamente na Rua do Outeiro e no Caminho Municipal na Teixeira de Baixo, vai ser dotada com um apoio de 45.000 euros.

Para a realização de obras de requalificação de arruamentos em Travancinha, designadamente na Travessa da Paz e Travessa do Galinheiro (Travancinha) e na Rua da Lage (Casal de Travancinha), por parte da Junta de Freguesia, foi aprovado um apoio de 32.000 euros.

Em Loriga, a Junta de Freguesia pretende construir uma passagem pedonal entre as margens da Praia Fluvial. Para a execução da obra, a autarquia vai ser contemplada com 30.000 euros. A mesma entidade vai ainda receber 4.500 euros, pelos trabalhos desenvolvidos naquela área de lazer e pela obtenção dos galardões “Praia de Ouro”, “Bandeira Azul” e “Praia Acessível”.

A União das Freguesias de Vide e Cabeça vai receber um apoio de 30.000 euros para a colocação de guardas de segurança rodoviária na Estrada Municipal 518, entre a Portela de Arão e Cabeça. Aquela autarquia vai ainda receber uma verba de 9.500 euros para a aquisição de equipamento de silvicultura.

A realização de obras de beneficiação de arruamentos e de zona envolvente de parques infantis na União de Freguesias de Tourais e Lajes vai receber um apoio de 25.000 euros. Estão contempladas a Rua do Soito e Rua de São Matias (Tourais), Rua de São Domingos e Rua da Moiteira (Lajes), Rua da Tapada da Ribeira, Travessa da Coitadinha e Rua dos Valentes (Vila Verde), Rua da Quinta (Pereiro), Rua dos Frandes e Rua da Fonte (Figueiredo), Rua da Laje, Rua da Carvalha, Rua da Chaminé e Rua do Povo (Lapa de Tourais), o muro de suporte da Rua de Santo António, em Figueiredo, e as zonas envolvente dos parques infantis em Vila Verde e Lajes. Para realizar obras de requalificação no polo de saúde de Tourais, a União das Freguesias vai também receber um apoio de 2.500 euros.

O calcetamento do arruamento de acesso à Quinta da Boavista, em Sameice, na União das Freguesias de Sameice e Santa Eulália, vai ser dotado com um apoio de 24.000 euros.

A beneficiação da Rua da Malhadinha, em Cabeça de Eiras, pela Junta de Freguesia de Sandomil, vai ser contemplada com uma verba de 20.000 euros. A mesma entidade vai ainda receber 4.500 euros para obras de manutenção na Praia Fluvial, que recebeu o galardão “Praia Acessível”.

Também 20.000 euros vão ser atribuídos à freguesia de Paranhos da Beira para a requalificação de arruamentos, designadamente a Ponte Romana, no Carvalhal da Louça, e a área adjacente ao Museu do Rancho Folclórico de Paranhos da Beira, com vista ao encaminhamento das águas pluviais.

A requalificação da Rua da Escola, da Rua do Golinho e da Rua Ameixoais, na União das Freguesias de Carragozela e Várzea de Meruge, vai ser contemplada com 8.000 euros.

A União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros viu aprovado um apoio de 4.500 euros que se destina à manutenção das bandeiras “Praia de Ouro”, “Bandeira Azul” e “Praia Acessível” na Lapa dos Dinheiros.

A reconstrução de muro de suporte na Estrada Municipal 516, em Vila Cova, foi contemplada com 4.000 euros.

Para a construção de instalações de apoio à população, no Largo da Igreja em Girabolhos, a Junta de Freguesia vai ser apoiada com 2.500 euros.

Na mesma reunião, a Câmara Municipal aprovou um apoio de 5.000 euros para a Fábrica da Igreja Paroquial de Girabolhos, destinado às obras de beneficiação do templo religioso.

Para a Associação de Melhoramentos da Povoação de Gondufo foi atribuído uma apoio de 4.000 euros. A Associação da freguesia de Vide e Cabeça está a proceder à requalificação do seu edifício sede e a verba destina-se a medidas e equipamentos de segurança contra incêndios.

Por fim, foi ainda aprovado um “apoio extraordinário” de 10 mil euros ao piloto Mário Patrão, pela sua participação e resultados obtidos em provas de Enduro e Todo o Terreno, a nível nacional e internacional, na época desportiva 2024/2025.

Com as eleições autárquicas a aproximarem-se, o vereador Rodrigo Amaro, do movimento JPNT, questionou o porquê de “só agora aparecerem os projetos”.

“Não somos contra este tipo de apoio, mas ao longo de quatro anos só agora aparecem os projetos”, estranhou.

Luciano Ribeiro referiu que esta observação já tinha sido discutida em dezembro, quando a autarquia aprovou apoios para obras num montante superior a um milhão de euros.

O autarca disse que algumas freguesias “têm habilidade para avançar mais depressa” do que outras na apresentação e execução dos projetos, e que, de lá para cá, “há mais obras”, numa gestão orçamental que “é feita ao longo do ano”, concluiu.

Partilhe este artigo...