Plataforma Supraconcelhia Social das Beiras e Serra da Estrela reúne entidades da Guarda e Castelo Branco
Publicidade

Com esta plataforma, a CIMRBSE reforça o papel enquanto estrutura supraconcelhia de políticas públicas territoriais, colocando a inclusão e o desenvolvimento social no centro das prioridades da Região.

A Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) assumiu as competências no domínio da ação social, que vinham a ser asseguradas pelos Centros Distritais da Segurança Social da Guarda e Castelo Branco.

A criação da Plataforma Supraconcelhia Social, que junta 46 entidades, foi formalizada na passada sexta-feira, na Guarda, com a tomada de posse dos respetivos membros e a assinatura do respetivo Regimento Interno.

Com esta nova Plataforma, que resulta das competências previstas no Decreto-Lei nº 55/2020, a CIMRBSE reforça o papel enquanto agente de coordenação territorial estratégica, colocando a inclusão social no centro das políticas da região.

A Plataforma constituirá um espaço privilegiado para o debate e análise dos problemas sociais da região, sob o compromisso de uma melhor articulação entre os instrumentos de planeamento locais e as medidas e programas de âmbito nacional. Esta abordagem pretende ser mais eficiente na organização das respostas e equipamentos sociais, potenciando os recursos já existentes em toda a região. Para o efeito, está previsto no regimento da plataforma supraconcelhia a constituição de um Núcleo Operativo.

Combater a pobreza e a exclusão social, promover a inclusão e a coesão social, mas também dinamizar o planeamento social e o desenvolvimento sustentável são alguns dos objetivos principais da iniciativa coordenada pela CIMRBSE.

A Plataforma pretende também contribuir para melhorar a cobertura e eficácia dos serviços sociais no território, fomentar a comunicação entre parceiros e comunidade, acompanhar e avaliar os objetivos da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza e integrar a perspetiva da igualdade de género nos instrumentos de planeamento.

A Plataforma é composta por representantes dos Conselhos Locais de Ação Social (CLAS) dos municípios associados da CIMRBSE, da Segurança Social, das Unidades Locais de Saúde, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, das forças de segurança, dos organismos públicos de educação, das entidades da economia social, das organizações sindicais, das associações empresariais, das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Misericórdias.

A Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela, com sede na Guarda, é constituída por 15 municípios, 12 dos quais do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

📸 CIM Região Beiras e Serra da Estrela

Partilhe este artigo...