Festas do Senhor do Calvário de Gouveia com inscrições abertas

As Festas do Senhor do Calvário regressam a Gouveia entre os dias 7 e 11 de agosto, afirmando-se, uma vez mais, como a maior romaria das Beiras e um dos momentos mais marcantes do calendário cultural e religioso da região. O prazo de inscrição para os espaços comerciais decorre até 21 de julho.
Das Festas do Senhor do Calvário constarão inúmeros concertos, animações diversas, restauração, comércio, serviços e a Feira Comercial, de Artesanato e Associativismo de Gouveia, que tem como principal objetivo dinamizar e promover as atividades económicas e o empreendedorismo do concelho, valorizando os agentes sociais, empresariais e institucionais.
A Feira Comercial, de Artesanato e Associativismo pretende contribuir para estimular a promoção e comercialização de produtos e serviços com ênfase no artesanato, nos produtos endógenos regionais, comércio e serviços locais e regionais, bem como nas atividades de diversão.
A Feira integra também a Mostra Social e Associativa, dinamizada em parceria com Casa do Povo de Vila Nova de Tazem (projeto CLDS), e tem como principal objetivo divulgar a oferta social e associativa existente no concelho e promover a cooperação institucional.
Podem inscrever-se na Feira as associações e empresas em nome individual ou coletivo, de acordo com os seguintes sectores de atividade: áreas de restauração e venda de bebidas; áreas comerciais e atividade de diversão; exposição de atividades económicas; Mostra Social e Associativa; exposição de produtos endógenos; exposição de Artesanato e produção artesanal.
O prazo de inscrição decorre até 21 de julho, estando as inscrições limitadas ao espaço útil das áreas comerciais disponíveis. Os interessados deverão inscrever-se através do site do Município de Gouveia e na página das Festas https://festasdosenhordocalvario.pt/, ou presencialmente no Posto de Turismo de Gouveia.
Quinta do Bill, Julinho KSD, Delfins, Nena e The Gift animam evento
Quinta do Bill, Julinho KSD, Delfins, Nena e The Gift são os principais artistas que vão subir ao palco das Festas, que prometem atrair milhares de pessoas à cidade.
Este ano, “por questões de contencioso”, que resultaram na impossibilidade de utilizar parte substancial da área frente ao edifício dos Paços do Concelho, habitualmente utilizada como espaço de espetáculos, “assim como pelas consequentes questões de segurança”, que resultariam da não utilização da totalidade dessa área, “tornou-se imperativo ajustar o formato habitual das Festas do Senhor do Calvário, transferindo a sua realização para o Parque da Ex Bellino & Bellino”, refere a autarquia.
O espaço Ex Bellino&Bellino e zona circundante, nomeadamente a Rua Dra. Lurdes Almeida e a Avenida dos Bombeiros Voluntários de Gouveia, irão concentrar e acolher toda a programação cultural, musical, de lazer, restauração e divertimentos, “mantendo viva a tradição num ambiente renovado e acessível”.
“Esta reorganização logística, com a transferência das Festas para a zona Bellino&Bellino, um espaço central da cidade, amplo e adequado à realização das diversas atividades previstas, garante melhores condições de acolhimento, acessibilidade e proteção para todos os participantes”, sublinha.
O Município de Gouveia, entidade promotora do evento, manteve o compromisso de “preservar a identidade e a essência das festas, apostando numa programação diversificada que une música, tradição, fé e convívio popular”.
Ao longo de cinco dias, Gouveia transforma-se num espaço de celebração com atividades que vão desde concertos com artistas de renome nacional, eventos religiosos, feira de artesanato e associativismo, gastronomia tradicional e diversões populares.
A vertente religiosa mantém-se como o pilar central das festas, com destaque para a procissão solene em honra do Senhor do Calvário, marcada para domingo, 10 de agosto. Este momento, profundamente enraizado na identidade cultural de Gouveia, reúne centenas de fiéis e visitantes junto à Capela do Calvário, local emblemático da romaria.