Melo recebe primeiro Encontro de Autores das Beiras e Serra da Estrela
A aldeia literária de Melo acolhe, entre os dias 12 e 14 de junho, o Primeiro Encontro de Autores da Região, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE), através da Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE).
O encontro denominado de “Palavra Interior” reúne autores que vivem e escrevem fora dos grandes centros urbanos, com percursos diversos, mas com um objetivo comum: “fazer chegar a palavra, aos territórios onde ela mais se afirma como necessária”.
Nos dias 12 e 13 de junho, serão dinamizadas atividades com escritores infantis e juvenis em diferentes escolas do concelho de Gouveia. No dia 14 de junho, sábado, o programa dirigido ao público decorre na aldeia literária de Melo, com mesas de conversa, feira do livro, performances literárias e momentos musicais e a participação de autores dos municípios que integram a CIMRBSE.
As atividades de 12 realizar-se-ão na Escola Básica de Folgosinho, com a autora Vanessa Martins, e no dia seguinte na Escola Básica de Melo, que recebe os autores Carlos Nabais e Isilda Monteiro, e a de Moimenta da Serra o autor José Damas.
As intervenções protocolares introduzem as atividades do dia 14 de junho, seguindo-se a abertura da Feira do Livro e da Exposição. Moderada por Dina Matos, a atividade “Escrever em Comunidade, a liberdade que nasce dos encontros”, terá como convidados Carlos Daniel, Maria Afonso e Paulo Manuel Santos Costa. Serão abordados temas como o papel das comunidades locais, dos espaços culturais e da importância dos encontros na vida literária.
Na mesa “Caminhos de Autonomia. Editar com Liberdade”, moderada por Carlos Proença e com os convidados José Pinho, Dina Tente, José Damas e Ângela da Purificação, falar-se-á da liberdade de editar com autonomia e das dificuldades e conquistas desse caminho.
A pausa nas atividades literárias será o momento em que os participantes poderão degustar um “Almoço Serrano”, onde prevalecerão os sabores mais típicos da região e haverá a oportunidade de se partilhar conhecimentos e perspetivas das atividades decorridas no período da manhã.
As conversas mantêm-se durante a tarde, iniciando com a mesa “O Interior como Paisagem Literária”, com a moderação de Catarina Santos. João Rebocho, Anabela Matias, Daniel Joana e Vanessa Martins poderão refletir sobre o modo como o interior entra, consciente ou inconscientemente, nos seus textos. O Coro de Leitura em Voz Alta do Fundão irá protagonizar um momento de lazer entre as conversas.
“A criação artística a partir do Interior” é o tema de mais uma mesa, moderada por Cristina Caetano, onde Eduardo Moreira, Luís Mouro, Margarida Silva e Pedro Jerónimo conversam acerca da relação entre lugar, criação e liberdade interior. Moderada por Paula Sousa, a última mesa “Fazer-se Ouvir: Visibilidade para Quem Escreve do Interior” retratará estratégias, redes de apoio, e o direito de escrever e ser ouvido, seja de onde for. Os convidados da conversa serão Paulo Caetano, Joaquim Pantaleão e José Duarte Saraiva.
Encerradas as conversas de mesas, haverá oportunidade de assistir ao Espetáculo de Ningue Ningue, no Paço e no Terreiro.
O “Palavra Interior” culminará com um Lanche Literário, enquanto decorrerá a performance de Vero Storyteller “No jardim da Casa Amarela”.
Para a CIMRBSE, este encontro “constitui uma ação estratégica de valorização da cultura local e da identidade literária do território, reafirmando o compromisso com a promoção da diversidade cultural e com a construção de uma sociedade mais inclusiva”.
Nesse sentiudo, durante o segundo semestre de 2025, a CIMRBSE pretende ainda promover mais dois encontros com autores da região: em setembro, na Covilhã, e em novembro, em Almeida.
