Festival “dá vida” aos moinhos de Nelas
Publicidade

O Município de Nelas acolhe nos dias 12 e 12 de abril o Festival dos Moinhos de Portugal, com uma programação variada, que vai ao encontro de todos os gostos.

“Porque há histórias que merecem ser vividas e lembradas”, a iniciativa vai contar com exposições, música, teatro, degustações de produtos regionais, visitas guiadas e passeios, folclore e plantação de árvores.

O Festival dos Moinhos, promovido pelos municípios fundadores da Rota dos Moinhos de Portugal: Nelas, Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Vagos, é o maior e mais significativo evento ligado à cultura dos moinhos portuguesa. O Festival apresenta uma oferta cultural distinta, através da qual se pretende celebrar o património, a história e a identidade local, numa verdadeira experiência autêntica e imersiva.

Em Nelas, o programa tem início, pelas 15:00h, na Casa dos Senas, em Senhorim, com a inauguração da exposição de fotografia “Olhar os Moinhos”, promovida pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Design de Comunicação Gráfica, do Agrupamento de Escolas de Nelas, seguindo-se um momento musical pela Academia Municipal de Artes de Nelas.

O programa de sábado, dia 12, contempla ainda a apresentação de alguns resultados preliminares do “Projeto de Estudo e Salvaguarda da Molinologia de Nelas”, um projeto municipal que tem como objetivo estudar, proteger e potenciar o património molinológico do Município, e a visita à exposição sobre Fauna e Flora do Parque Ecológico da Quinta da Cerca.

O dia termina com a peça teatral “D. Quixote e as peripécias do cavaleiro doido”, com a degustação de produtos regionais.

No domingo, dia 13, o Festival dos Moinhos permite, durante a manhã, a visita ao Espaço Museológico da Casa dos Sena, o Eco-Passeio pelos moinhos de água do Rio Castelo, que inclui a “Hora do Conto”, com leitura de excertos de obras literárias pela Biblioteca Municipal António Lobo Antunes. Haverá inda a encenação teatral sobre o ciclo do pão, pelo Rancho de Vilar Seco, a plantação de árvores autóctones, terminando o Festival com um convívio com piquenique.

“Junte-se a nós para embarcamos numa viagem no tempo, onde cada paisagem, cada tradição e cada vivência revela a magia de um passado que ainda inspira o presente”, destaca o Município de Nelas.

📸 Município de Nelas

Partilhe este artigo...