Estátua de Afonso Costa regressa às ruas de Seia

A estátua de Afonso Costa, da autoria de Dorita Castel-Branco, que em 1981 foi inaugurada em Seia, no Largo Marques da Silva, vai finalmente ser transferida para uma artéria com o seu nome.
O local escolhido para a recolocação da estátua de bronze foi a rotunda junto ao Tribunal, um dos acessos principais a Seia e ao maciço central da Serra da Estrela.
Depois de um “longo período no SPA”, o reaparecimento da estátua ocorre após a realização das obras de requalificação de vários espaços públicos do centro da cidade e na véspera da inauguração do Centro Interpretativo da República Afonso Costa (CIRAC).
Promovida pelo Município de Seia em homenagem a Afonso Costa, que nasceu em Seia em 1871 e faleceu em Paris em 1937, a obra foi inaugurada a 8 de novembro de 1981, pelo então Presidente da República, General Ramalho Eanes.
Afonso Costa foi jurista, professor, político e estadista português, um dos grandes vultos da política da República, definindo uma parte importante da estrutura legislativa. A ele se deve algumas das reformas sociais e institucionais mais importantes do período da República parlamentarista.