Seis empresas de Seia distinguidas com estatuto ‘PME Excelência 2023’

Seis empresas com sede e serviços em Seia, representativas de vários setores de atividade, foram distinguidas pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) com o estatuto ‘PME Excelência 2023’.
Segundo a lista divulgada, foram distinguidas as empresas:
– Fumeiro da Serra da Estrela – Enchidos e Carnes Curadas, Lda. (Fabricação de produtos à base de carne);
– Habimadeiras, Lda. (Exploração florestal);
– RRbit – Informática, Lda. (Comércio a retalho de computadores, unidades periféricas e programas informáticos, em estabelecimentos especializados);
– Sempreviva – Importação e Exportação, S.A. (Outro comércio por grosso de bens de consumo, n.e);
Com sede no concelho de Oliveira do Hospital e a unidade fabril no concelho de Seia, mais concretamente na Área Empresarial da Abrunheira, Vila Chã, foi também distinguida a Queijos Lagos – Queijos e Derivados, Lda. (Indústrias do leite e derivados).
Por fim, o galardão ‘PME Excelência 2023’ foi ainda atribuído à empresa Moloni, Lda. (Outras actividades relacionadas com as tecnologias da informação e informática), que tem escritórios em Seia e Vila Real.
No distrito da Guarda foram distinguidas um total de 31 empresas.
A nível nacional, 4.136 empresas foram distinguidas com o estatuto ‘PME Excelência 2023’. Em conjunto, estas empresas são responsáveis por 132.973 postos de trabalho.
Os distritos com maior concentração de empresas ‘PME Excelência 2023’ são o Porto (815), Lisboa (763), Braga (417) e Aveiro (370).
Na região, o distrito de Coimbra lidera o número de empresas distinguidas, 150, correspondendo a 3,6%, seguindo-se Viseu (137) com 3,3%, Castelo Branco (56) com 1,4% e Guarda (31) com 0,7%.
As ‘PME Excelência’ são selecionadas pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal a partir do universo das ‘PME Líder’, num justo reconhecimento do seu mérito e do seu contributo para os resultados da economia.
O estatuto ‘PME Excelência’ é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal (no caso das empresas do Turismo) em parceria com um conjunto de bancos parceiros e o Grupo Banco Português de Fomento.
Trata-se de um selo de reputação que permite às empresas relacionarem-se com a sua envolvente – fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais – numa base de confiança facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios. Para empresas exportadoras e com ambição internacional, o estatuto ‘PME Excelência’ é particularmente relevante, constituindo um fator de diferenciação e uma garantia da solidez e idoneidade das empresas.
A sessão anual de entrega dos prémios ‘PME Excelência 2023’ decorreu ontem no Europarque, em Santa Maria da Feira.