Projeto ambiental alerta para plástico abandonado na Serra da Estrela
A plataforma de intervenção artística Mistaker Maker, com sede na Covilhã, promove, entre 27 de outubro e 30 de novembro, um conjunto de iniciativas para alertar para o plástico espalhado na Serra da Estrela.
A partir da recolha comunitária de lixo na montanha, a bióloga e artista Ana Pêgo vai criar uma exposição, promover uma oficina para crianças, uma ação de capacitação para professores e educadores, visitas guiadas e sessões de cinema para crianças e jovens.
A organização explicou, em comunicado, que o projeto ‘Plasticus maritimus vs Plasticus serranitus’ visa sensibilizar “para o problema grave da presença de plásticos na Serra da Estrela”.
O programa começa com uma caminhada e acção de plogging, organizada em parceria com o Movimento Estrela Viva, para recolha de plástico espalhado pela Serra da Estrela realiza-se no próximo domingo, dia 27 de outubro, a partir das 09:30h, tem como ponto de encontro a Torre e o percurso, circular, com dois quilómetros de extensão, é de baixa dificuldade.
Com o material recolhido, a artista Ana Pêgo, que tem o projeto ‘Plasticus marutimus’, a partir de plástico retirado do mar, vai criar uma exposição, que ficará patente até 30 de novembro no espaço Tentadora, na Covilhã.
“De uma forma simples, agradável e colorida, pretende-se que os visitantes tomem consciência do grave problema dos plásticos, do seu uso, desperdício e impacto nos ecossistemas, alertando para os seus perigos quando descartados e presentes no meio ambiente”, salientou a Mistaker Maker.
“Percorrendo a Serra da Estrela pelos seus vales, encostas e lagoas, cedo se deteta a presença de uma espécie invasora que tem marcado a paisagem pelas piores razões: o plástico”, reforçou a organização.
No último dia da mostra, investigadores do EcoLab Estrela apresentam os resultados de um estudo realizado sobre a presença de microplásticos nas lagoas da Serra da Estrela.
Além de visitas guiadas à exposição para escolas, nos dias 13, 20 e 27 de novembro, para dia 9, no Centro de Inovação Cultural junto à Praça do Município, está programada uma oficina direcionada para crianças entre os dez e 15 anos e dia 10 realiza-se uma formação para professores e educadores, com Ana Pêgo a transmitir inúmeras sugestões para trabalharem em contexto de sala de aula.
Em 12 e 13 de novembro, na Praça do Município da Covilhã, é montado um Cinema Insuflável, um espaço ao ar livre onde, durante todo o dia, serão projetadas curtas-metragens sobre o tema da sustentabilidade, particularmente os efeitos nefastos dos plásticos.
O projeto ‘Plasticus maritimus vs Plasticus serranitus’ é cofinanciado pela Câmara Municipal da Covilhã e integra a programação da Covilhã Creative Week, que em 2024 tem como tema a Sustentabilidade.
