Folgosinho recebe Festa dos Sabores de Montanha
Publicidade

A aldeia de Folgosinho, em Gouveia, acolhe, entre 1 e 3 de novembro, a Festa dos Sabores da Montanha, evento que pretende valorizar o território e a gastronomia da localidade, situada na Serra da Estrela.

O certame tem como principal objetivo valorizar os produtos endógenos desta região, como a castanha e outros frutos secos, o pão de centeio, o mel e as compotas, a doçaria tradicional, os cogumelos, a caça e os enchidos, assim como outras atividades económicas tradicionais e artesanais desta aldeia de montanha.

Durante os três dias estão previstas várias atividades ligadas à gastronomia, como a realização de um magusto comunitário, cozinha ao vivo, concurso de doces à base de castanha e oficinas gastronómicas.

O evento integra, este ano, uma montaria ao javali, que decorrerá no dia 2 de novembro. “Esta atividade cinegética permite, além do convívio entre caçadores, proceder à correção de densidade populacional da espécie, de modo a acautelar a saúde pública e evitar os avultados estragos provocados pelos javalis no setor agrícola”, refere uma nota da Câmara de Gouveia.

Os momentos de animação e espetáculos musicais não vão faltar para abrilhantar a festa, na qual também vão ser proporcionadas experiências de conhecimento e atividades realizadas em torno das temáticas de montanha, como saídas de campo, workshops e seminários.

A Festa dos Sabores da Montanha pretende ser, além de um meio de divulgação dos produtos endógenos, um dínamo de atração de visitantes a Folgosinho, para dar a conhecer o que a aldeia tem para oferecer.

As inscrições devem ser formalizadas até 21 de outubro, através de formulário online ou junto do Posto de Turismo de Gouveia.

O evento é uma organização da Junta de Freguesia de Folgosinho, que conta com a parceria do município de Gouveia, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) e do Instituto de Gouveia – Escola Profissional, além das coletividades e associações da freguesia.

📸 Aldeias de Montanha

Partilhe este artigo...